PAMELLA ANATOMIAEFISIOLOGIAHUMANAOCAMINHODOSVENENOSNOCORPO

885 palavras 4 páginas
Intoxicações e Envenenamentos Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem provocar envenenamento.

O que é veneno? Veneno ou toxinas são substâncias que, se introduzidas no corpo em quantidade suficiente, podem causar danos temporários ou permanentes. Os sinais e sintomas dependem da toxina e do modo como ela penetrou no organismo.

Quais os tipos de envenenamento?

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.

Por Venenos, Que São Engolidos Ou Absorvidos Pela Pele
SISTEMA TEGUMENTAR E SISTEMA DIGESTORIO

Os causadores mais comuns são os remédios, quando tomados em excesso ou quando acompanhados de bebida alcóolica, produtos como material de limpeza, gasolina, tinta e outros. As crianças são, geralmente, as maiores vítimas do envenenamento com remédios e produtos caseiros. Os principais sintomas são: vômitos, diarréia, dores abdominais, dificuldade de respirar, suor e até perda de consiência. É comum encontrar queimaduras em volta de boca ou na língua.
Sempre se encontra a embalagem do produto próxima da vítima.
Como proceder? • Não provoque o vômito se a vítima estiver inconsciente. • Se a vítima estiver consciente, induza vômitos se o agente tóxico for medicamentos, plantas, comida estragada, álcool, veneno para ratos, água oxigenada, etc. Atenção: A indução do vômito é feita pela ingestão de uma colher de xarope de ipeca e com copo de água, ou estimulando a garganta com o dedo.

• Se a vítima começar a vomitar, coloque­a deitada de lado no chão. • Não dê nada para a vítima beber. • Se os lábios ou a boca estiverem queimados, resfri­os com água ou leite frio.
• Mantenha­se atento com a respiração da vítima. Caso ocorram problemas

Relacionados