Palneta terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontinho Estudantil-EAD

Planeta Terra

Nome: Luís Fernando Marchetto
Matéria: Geografia – Professor: Rodnei Silva
Blumenau 02/03/2013

Introdução
Este trabalho tem por objetivo a elaboração de uma pesquisa sobre o planeta terra, que consiste em três etapas.
No trabalho veremos que o planeta terra a milhões de anos atrás, era só um continente que com o tempo foi se transformando noque é hoje através de movimentações das placas tectônicas, que foi dando forma ao relevo terrestre modificando não só a terra como os oceanos. Que ainda esta para ter mais modificações pois ainda a terra esta se deslocando através dos anos.
As massas de ar do planeta terra elas são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura pressão e umidade. O local de formação da massade ar e denominado região de origem . as massas de ar elas são responsável pelo clima do planeta terra pois elas se deslocam de superfícies geladas como a Antártida para as regiões tropicais.
As correntes marítimas elas migram em distintos ao longo dos oceanos e mares as aguas que se locomovem não interagem com as aguas dos lugares que elas percorrem assim podem esta num lugar com agua frio eseu mar esta com agua quente ou vice e versa pois as correntes possuem características particulares como cor, temperatura e salinidade existem varias correntes marítimas nos oceanos citei algumas delas no trabalho ondem elas viajam de um continente ao outro assim podendo aumentar a pesca em algumas regiões do planeta. 

Bibliografia

Placas Tectônicas
www.mundoestranho.abril.com.brwww.coladaweb.com
Apostila Pontinho Estudantil

Massas de Ar
Correntes Marítimas
www.wikipedia.org
www.brasilescola.com
Apostila Pontinho Estudantil

Placas Tectônicas

O conceito das Placas Tectônicas é relativamente recente, e revolucionou a Ciência do século 20. Este conceito propõe que todos os terremotos, atividade vulcânica, e processos de construção de montanha são causados pelomovimento de blocos rígidos chamado placas que compõem a capa da superfície da Terra, ou litosfera (lithosphere).
Em 1912, Alfred Wegner colocou sua teoria que a crosta terrestre era segmenta em doze grandes zonas que denominou de placas tectônicas, que estão em contínua modificação, e que os continentes se haviam formado a partir de um único continente chamado Pangeia.
Os movimentos de deriva foi oque deu lugar a formação dos atuais continentes que se formaram a partir do Pangea.
Pela Teoria das Placas Tectônicas, a superfície da Terra está composta de uma dúzia de grandes placas e outras várias de menor tamanho.

O encontro de duas placas tectônicas

Os continentes que conhecemos hoje foram formados há 60 milhões de anos, mas continuam em transformação. Os estudiosos calculam que aÁfrica e a América do Sul se afastam por ano cerca de 7 cm, fazendo com que a África se aproxime da Europa
As placas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam algunsmilímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre. Esses gigantescos fragmentos atuam como artistas que recriam a paisagem da Terra.
PLACA DO PACÍFICO
A maior placa oceânica - são cerca de 70 milhões de quilômetros quadrados - está em constante renovação na região do Havaí, onde o magma sobe e cria ilhas vulcânicas. No encontro com a placa das Filipinas, a placaafunda em uma região conhecida como fossa das Marianas, onde o oceano atinge sua profundidade máxima: 11 034 metros.
PLACA DE NAZCA
A cada ano, essa placa de 10 milhões de quilômetros quadrados no leste do oceano Pacífico fica 10 centímetros menor pelas trombadas com a placa sul-americana. Esta, por ser mais leve, desliza por cima da placa de Nazca, gerando vulcões e elevando mais as montanhas...
tracking img