PALESTRA A viol ncia na Rep blica brasileira06112013

9228 palavras 37 páginas
A violência na República brasileira: Estado, imprensa e ideologia.
Uma reflexão acerca da trajetória política do Brasil às vésperas dos 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964.

Ricardo FELIPE Santos da Costa
Bacharelado e Licenciatura em História (FFLCH-USP)
Pós-Graduação: Especialista em Jornalismo – Mídia e Sociedade (Cásper Líbero)

BREVE RESUMO
A apresentação terá como eixo uma reflexão acerca da violência do Estado brasileiro, da sutil violência silenciosa, cotidiana (que promove ou facilita a exclusão social na saúde, educação, direito à memória etc.), à violência explícita, policial. A análise será processual, tendo uma perspectiva histórica. Será dada ênfase à Ditadura Civil-Militar e a transição para a democracia, segundo os princípios clássicos do Estado liberal de direiro.
Seguirá o seguinte questionamento: quais os argumentos de quem faz uma apologia da violência dos oprimidos, na busca do direito de ser? Há contradição desta concepção com o princípio “democrático” da sociedade brasileira?
Nesse contexto, buscará se refletir sobre a opção entre a simples criminalização dos movimentos sociais e o entendimento das vertentes radicais, tanto dos "terroristas" dos anos de chumbo (décadas de 1960 e 1970) como dos "vândalos" das jornadas de junho no Brasil (2013) .
Finalmente, será proposta uma análise sobre como os movimentos sociais são abordados na mídia: as suas contradições e o papel ideológico.
Base teórica: Max Weber, E. Durkheim, Michel Foucault, T. Hobbes, J. Locke, N. Maquiavel, Karl Marx, Paulo Freire, Hanna Arendt, Gérard Lebrun, Nicolau Sevcenko, Thomas Skidmore, Boris Fausto e Marilena Chauí.

INTRODUÇÃO
- O descaso com a vida política está mudando? Retorno ao classicismo ateniense.
- Sociedade moderna e intensificação da vida nervosa – Georg Simmel (1858-1918; As grandes cidades e a vida do espírito): sensibilidade específica – desviar dos transeuntes, atenção ao sinal, selecionar sons...
- Toda a espera e viagem perdida: uma perda

Relacionados