Palestra sobre o sacramento do matrimônio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
* Boa tarde, a todos os ouvintes, que a Paz de Jesus e o amor de Maria estejam com todos.
*Quero dizer que estou muito satisfeito de estar pela primeira vez participando do Programa Sentinelas, que uma iniciativa muito boa do Grupo de Louvor da Renovação Carismática Católica de Sobrália.
* Interessante observar que quero fazer com a comunidade uma reflexão sobre oSacramento do Matrimônio e não sobre qualquer outro tipo de união estável entre pessoas, sobre a importância deste sacramento na vida da família e importância também para a comunidade, para a sociedade.
* Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que o Espírito Santo nos ilumine.

O Sacramento do Matrimônio

Segundo o dicionário da Web, Sacramento é:
Ato religioso, instituído por Deus,para santificação da alma.
Cerimónia Cristã, destinada a consagrar diversas fases da vida dos fiéis.
Ato de consagrar.
Então o Cristão nasce e sua vida é marcada por várias fases diferenciadas: a infância, a adolescência, a Juventude, a fase adulta e a idade da experiência maior, até que cumpra sua missão aqui na Terra e vá ao encontro do Pai. É lógico que alguns não passam por todas essas fasespor um motivo ou por outro.
Mas é interessante observar que em cada uma dessas fases nós vamos passando por situações que nos levam a novas responsabilidades e então recebemos uma Consagração dentro do Projeto de Deus. E a primeira delas é o Batismo.
Tem até um hino que diz: “Pelo Batismo recebi uma Missão, vou trabalhar pelo Reino do Senhor”.
Bom! Se você foi batizado é porque seus pais sepropuseram a te educar na Fé em Jesus Cristo, dentro da Religião (de uma relação com o Projeto de Deus). Daí a importância da continuidade da participação nos outros sacramentos em sua vida. Quando você chega na Adolescência, aí a sua vez de decidir e confirmar o que seus pais fizeram por você no Batismo através do Sacramento da Crisma.
Agora eu vou fazer uma reflexão com vocês: Seus pais ao tebatizar te introduziram na Fé Cristã através do Sacramento Religioso, você confirma esse Sacramento através do Sacramento da Crisma, logo você está consciente de todas as consequências de seus atos enquanto Cristão.
E eu estou falando tudo isso porque tem muito Cristão Católico, e de outras religiões que celebram dignamente o Matrimônio, que estão tratando o Sacramento do Matrimônio como umcontrato Civil entre duas partes. A pessoa é batizada, confirma seu batismo recebendo a unção da Crisma, ou seja, ela diz: “é isso mesmo que eu quero”, e depois dá prioridade a apenas satisfações próprias, satisfação do próprio ego, prazer. Que compromisso é esse que você confirmou com Deus!
É claro que nós nascemos para ser felizes, para viver bem e dignamente e pra isso Deus nos deu várias direçõespara seguir e viver constantemente nesta felicidade, só que as nossas decisões é que vão determinar se seremos ou não felizes.
Bom, então vamos começar a reflexão sobre o Sacramento do Matrimônio partindo então do pressuposto de que o Matrimônio é uma união consagrada por Deus através da Benção concedida pelo Sacerdote.
E uma outra coisa bem interessante que eu inclusive já ouvi algunssacerdotes falando e já discuti com alguns também, é que o Sacramento do Matrimônio é celebrado pelos noivos, pelo casal. O Sacerdote só o abençoa juntamente com a comunidade. Não há unção como nos outros Sacramentos. Tem sim a parte burocrática, mas isso é pra questão de comprovação, perante a sociedade.
* Vamos basear a reflexão em alguns versículos Bíblicos:
Em Gênesis 1:26-28:
Criou Deus o homem àsua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!
Então Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e colocou sobre eles a responsabilidade de se multiplicar e encher a terra. Perceberam a profundidade da responsabilidade que nos temos quando recebemos o sacramento do matrimônio....
tracking img