Palestra sobre stress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
V Seminário de Segurança do Trabalho


- Palestra: O estresse no trabalho


Slide 1


Cada vez mais se reconhece que o estresse no trabalho tem conseqüências indesejáveis para a saúde do trabalhador, bem como das empresas em que trabalham.


Slide 2


Por muito tempo o estresse era tido como sinônimo de frescura, e quando alguém falava que estava estressado era tido comodesequilibrado emocional e ninguém dava atenção.
Muita coisa mudou e hoje se sabe que o estresse tem causas reais com prejuízos mais reais ainda. Dentre essas causas estão:


Slide 3


Além disso o estresse pode levar a prejuízos reais como:

Slide 4

Um dos estresses gerados pelo trabalho que é mais conhecido é:

Slide 5

A chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como umadas conseqüências mais marcantes do estresse profissional. Dentre as suas características estão:

Slide 6

O termo Burnout é uma composição de:


Slide 7


Sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.
Essa síndrome se refere a um tipo de estresse ocupacional e institucional compredileção para profissionais que mantêm uma relação constante ou direta com outras pessoas.
De fato, a síndrome foi observada, originalmente, nas seguintes profissões:

Slide 8

Então a definição da Síndrome de Burnout ficou assim:


Slide 9


Alguns fatores associados a essa tensão:


Slide 10


Quadro clínico:

Slide 11

Além disso tudo não podemos deixar de falar sobreduas doenças que estão diretamente ligadas ao estresse.

Slide 12

A princípio pensamos que a ansiedade e a depressão são coisas opostas. De forma geral a depressão é associada a apatia e tristeza, e ansiedade lembra agitação e nervosismo.
Mas as duas compartilham a mesma origem:


Slide 13


O que acontece geralmente é que o ansioso teme o futuro, e o deprimido sofre pelo passado. A coisafica complicada quando a pessoa tem as duas juntas, pois os sintomas se misturam. É aquele deprimido inquieto, agitado, que pode ter crises repentinas de mal-estar.

A ansiedade é normal e saudável, pois funciona como um estímulo e faz parte do mecanismo de defesa do organismo, auxiliando a pessoa a reagir diante de uma ameaça. O problema acontece quando essa sensação passa a ser exagerada epode ser acompanhada por sintomas físicos como:

Slide 14

Podem aparecer também fobias como:

(continua o Slide 14)
Claustrofobia: associada a lugares fechados, pequenos.
Fobia social: pode se manifestar por meio de timidez excessiva.
Medos específicos: como o de animais.

Outro distúrbio da ansiedade é a síndrome do pânico:

Slide 15

Há também o estresse pós-traumático,caracterizado por lembranças recorrentes de acidentes ou outros traumas.
CURIOSIDADE!


Slide 16


A situação dos trabalhadores braçais do nosso país é de insegurança, devido ao medo de perderem o emprego, tendo em vista as taxas de desemprego.

Já os que fazem um trabalho intelectual, podem também ter essa insegurança. Todas as profissões hoje se caracterizam pelo excesso de competição. No caso doscientistas, ou de quem pensa muito, a pressão intelectual pode levar a casos de esgotamento físico e intelectual. Foi isso que demonstrou uma pesquisa realizada pela UERJ com professores e cientistas.

Slide 17 (Mas: Por que será que algumas pessoas ficam estressadas?)

Os fatores que freqüentemente contribuem para o estresse se divide em três categorias:

Slide 18 (Ex: Férias)Relacionamentos: Você pode estar entrando de férias sem alguém para amar. Isso pode causar uma sensação de solidão e tristeza.
Problemas financeiros: Muitas pessoas estão passando por situação financeira indesejável, e durante as férias essa situação pode piorar. Pode ser que você não tenha dinheiro suficiente para comprar coisas ou sair pra se divertir.
Problemas físicos: A necessidade de comprar...
tracking img