Palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A questão da Palestina apresenta uma veracidade sobre os conflitos preexistentes acerca da disputa entre Palestina e Israel, mais que uma disputa territorial, uma luta que envolve primordialmente o setor político. Numa dissonância em que a busca pelos Direito Humanos seja cumprida, não apenas na teoria, mas, sobretudo na prática, onde questões como justiça, moral entram em jogo.Este artigo científico tem como objetivo fazer um levantamento sobre a Palestina desde o momento em que foi desencadeado o conflito com Israel, explicar as diferentes facetas desta luta e como a Palestina se desenvolveu no decorrer dos anos.
A questão da Palestina foi escolhida por ser um assunto que demonstra um aprofundamento em torno de diretrizes que devam ser postas a xeque, sendo incumbidasde serem utilizadas como exemplo para a superação de desafios e lutarem por seus ideais.
No primeiro capítulo, será contextualizada a história do conflito Israel-Palestina, como um conjunto de nuances, com setores internos e externos da Palestina.
Agora no segundo capítulo, será levantado o contexto histórico do capítulo anterior, com a junção detalhada com o que propicia este conflito para asRelações Internacionais.
Contexto histórico
O conflito entre palestinos e israelenses, apesar de possuído um caráter de violência e profundidade, as raízes desta guerra foi recente. A disputa entre árabes e judeus, um encontro onde as questões religiosas e, sobretudo políticas se tornam de grande relevância, principalmente quando os judeus querem tomar as terras palestinas (SALEM,1985).
Sobinfluência de czares e apoio de autoridades como a Inglaterra, com o fornecimento de armamentos, os árabes perdem a autonomia de seus territórios e de sua autodeterminação. Que por meio desta conquista trouxe a miséria e o desemprego aos árabes (SALEM,1985).
No primeiro momento, não havia rivalidades entre judeus e árabes e a disputa territorial onde o objetivo era a busca das terras feudaispertencentes aos israelenses. A medida de que se inicia um processo de se criar um Estado, o apogeu da crise se inicia provocando a transição de uma relação “uniforme” para uma relação de resquícios em paradigmas que condizem a diferentes fatos ocasionados pelo surgimento do sionismo (SALEM,1985).
A este fato responsável pelo desgaste do povo palestino por uma série de ações através de perseguições,torturas e mortes para com eles, provocado por Israel, que comprometido em fazer retirar do poder e até mesmo destruir as suas desavenças políticas e aterrorizar, como no primeiro exemplo, a Inglaterra ao aliar-se a Israel (período este compreendido pela Segunda Guerra Mundial) (SALEM,1985).
E quando começa a elevar o conflito Israel-Palestina e pressionado pelos árabes, por meio de protestos, osingleses reduziram o seu auxílio às forças sionistas e em 1922 sendo divulgado o primeiro Livro Branco, impedindo formalmente a imigração judaica barrando assim, a formação de uma maioria não árabe na Palestina; gerando uma relação não mais harmônica para com os israelenses (esfriando a relação entre ambas) (SALEM,1985).
As diferentes formas de aterrorizar eram feitas para os árabes. Que, alémdisto, os judeus sionistas procuravam o Império Turco Otomano que foi até 1918 e procuravam os nazistas, aliando-se a eles, pois de um lado estava à moeda de Davi e do outro o símbolo nazista, em forma de moeda. No começo, nem todos os judeus da Europa queria ir para a Palestina, sendo convencida pela força nazista, sendo considerada a Palestina uma terra sem povo (SALEM,1985).
Assim, o Estado deIsrael não existia e a origem do conflito da guerra foi no dia 29 de novembro de 1947, onde foi promulgado pela ONU, o Plano de Partida, onde foram divididos os Estados, e 52% ficou para o Estado judeu e 46% para o Estado Palestino e deixando Jerusalém sob status internacional, com apenas 2%.
A singularidade acerca da Questão Palestina, surgida no momento que é criado o Plano de Partilha, onde...
tracking img