paleontolosia

350 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: PALEONTOLOGIA
PROFª: YRLA NÍVEA
ALUNA: CARLENROSE

RELATÓRIO DE PESQUISA:
Visita ao Cento de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

São Luí-MA
2013
VISITA AO CENTO DE PESQUISA DE HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA DO MARANHÃO

No dia dois de agosto de agosto de 2013, foi realizada uma visita técnica no centro histórico ao museu de arqueologia, sendo uma aula extraclasse como complemento da cadeira Paleontologia. Chegamos por volta de 14h00 no ponto de encontro, o monitor Emerson já nos aguardava.
De início, o orientador abordou um pouco da história do estado do Maranhão, como foi na pré-história, a nossa região foi a última a ser separada, sobre os movimentos tectônicos dando origem as bacias de São Luís. Comentou sobre a diversidade de espécies, a fauna e flora específicas da região maranhense e a quantidade de fósseis encontrados que através dos estudos deles da para nos trazer informações de como seria o clima o relevo e modo de vida dos animais extintos, através desses microfósseis.
Foi mostrado um tipo de peixe (Mawsonia) que podia chegar á quatro metros de comprimento que vivia nas profundezas das águas, isto no período Cretáceo.
Podemos observar várias miniaturas de dinossauros, comprou-se que habitavam aqui no estado, como exemplo o amazonsaurus maranhensis de grande tamanho, foi-nos mostrado titanossauro, coprólitos (excrementos petrificados de dinossauros), spinossaurus, sarópodes, terópodes, pedaços de dinossauros semelhantes a pedras, fragmentos ósseos de dinossauros, troncos de árvore petrificada, trilófita, arapemys, candidon, itapecuruense, fragmentos de árvores coníferas, lepdotes.
Logo após o orientador, levou-nos ao segundo piso, onde observamos fotos de povos indígenas, vários moldes de cerâmica arqueologia, cerâmicas ritualísticas, de uso manual, entre outros tipos, usada por tribos indígenas. Por fim

Relacionados