PALEO CRIST 2015 1

1170 palavras 5 páginas
ARTE/ARQUITETURA
PALEOCRISTÃ
Prof. MSc. Kátia Oliveira

ARTE/ARQUITETURA PALEOCRISTÃ
● O termo paleocristão, ou paleocristianismo, não designa

propriamente um estilo, referindo-se antes a todo o tipo de formas artísticas produzidas por ou para cristãos, durante a vigência do império romano do ocidente. As formas mais antigas remontam ao século IV d. C. evoluindo posteriormente até o século IX d . C .

● Nos primeiros 200 anos da nova religião, antes de Constantino, em Roma, é que se revelam as primeiras pinturas murais em catacumbas. É nesta constante aspiração ao Paraíso que o ritual funerário do enterro, e a consequente manutenção da sepultura, vai ser o elemento chave das primeiras representações da arte e arquitetura cristãs.

ARTE/ARQUITETURA PALEOCRISTÃ
● Inicialmente, antes dos cristãos poderem professar sua religião publicamente, eram produzidas em segredo, em pleno mundo romano, o que levou a usarem as catacumbas como lugar para enterrarem seus mortos e residências para realizarem cultos.
● O fato de necessitar da manutenção do segredo leva ao uso constante de símbolos que identificassem os cristãos entre si, bem como suas práticas.
● Sendo a religião cristã um movimento popular, oposto à cultura da classe dominante as primeiras igrejas surgem nos bairros periféricos e populares das cidades romanas, longe dos centros monumentais.

ARQUITETURA
AS CATACUMBAS
A arquitetura paleocristã foi simples e caracterizada pela simbologia das passagens da
Bíblia.
Destacamos numa primeira fase catacumbas
(cemitérios subterrâneos) em
Roma para celebração de cultos cristãos de sepultamento de seus mortos e mártires.
Ainda é possível visitar as catacumbas de Santa Domitila e
Santa Priscila.

Para construí-las, os cristãos escolhiam terrenos apropriados ou aproveitavam as escavações deixadas pela exploração das jazidas de pozzolana, que é uma rocha vulcânica porosa, que se triturava para obter uma espécie de cimento, utilizado no preparo da argamassa de
construção.

Relacionados