Palavras/tradução

Acórdão : Chama-se de Acórdão a decisão de um colegiado (mais de um julgador) sobre alguma coisa no processo. É como se fosse uma sentença, só que a sentença é a decisão deum julgador único de primeira instância, já o acórdão é de um conjunto de julgadores em instâncias superiores, de regra julgando recursos.

Acórdão lavrado : Significa que o acórdão (decisão) foiescrito

Acordo homologado : Significa que o julgador aceitou o acordo realizado entre as partes e este passou a vale agora como se uma decisão judicial fosse.

Adjudicar / adjudicação : Adjudicar épegar para si. Ex. o credor adjudicou o bem do executado, ou seja o credor ficou com o bem do devedor.

Agravante : É a parte que entra com o recurso de agravo
Aguardando trânsito em julgado: Processo esta esperando que passe o prazo (até 15 dias) de recurso para as partes. Se não houver recurso o processo vai transitar em julgado, ou seja não caberá mais recursos contra a decisão. 
Alvara desoltura : Documento emitido pelo julgador ordenando que o réu seja libertado

Autuacão : É o ato de pegar as folhas de um processo colocar em uma pasta, cadastrar estas folhas e pastas, dar umnúmero para este processo, etc.
Carta precatória : Quando para se resolver um processo em uma comarca se precisa de alguma coisa em outra comarca, exemplo o processo é em Porto Alegre e precisa ouvir umatestemunha em São Paulo, neste caso o juízo de Porto Alegre manda uma carta precatória para o juízo de São Paulo solicitando que aquele juiz ouça aquela testemunha. Ou seja a carta precatória é umpedido para a justiça de comarca deprecada para que faça uma coisa pela justiça da comarca deprecante.  A carta precatória também é muito utilizada para citações, intimações e penhoras.
Citação : É oato através do qual alguém fica sabendo oficialmente que existe um processo contra si.

Citação intimação : Citação é o ato judicial pelo qual a parte ré fica sabendo que tem um processo contra... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). Palavras jurídicas e significados. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Palavras-Jur%C3%ADdicas-e-Significados/32521156.html

MLA

"Palavras jurídicas e significados" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Palavras-Jur%C3%ADdicas-e-Significados/32521156.html>.

MLA 7

"Palavras jurídicas e significados." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Palavras-Jur%C3%ADdicas-e-Significados/32521156.html>.

CHICAGO

"Palavras jurídicas e significados." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Palavras-Jur%C3%ADdicas-e-Significados/32521156.html.