Palavras-chaves da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIS201 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: LUIZ COELHO DE ARAUJO

QUESTÕES DE REVISÃO I
PALAVRAS-CHAVES DA ECONOMIA
Resolução das questões de revisão I – palavras-chaves da Economia. Realizado pela discente Tuanny Figueiredo.

Feira de Santana – BA
2012
1. Economia
A palavra economia deriva do gregooikonomía (oikos: casa; nómos: lei). Seria a administração de uma casa, ou do Estado, pode ser assim definida:
“Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupo da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (VASCONCELLOSe GARCIA, ANO)
É uma ciência social, pois objetiva atender as necessidades de consumo do homem. Em toda sociedade os recursos produtivos são limitados, em contrapartida as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados versus necessidades humanas ilimitadas.
Assim, pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é aquestão da escassez, ou seja, como economizar recursos.
À economia compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação de renda, o dispêndio e a acumulação. Constituem-se de processos descritivos que conduzam ao reconhecimento da realidade, e subsequentemente de duas abordagens metodológicas distintas embora complementares: aindutiva e a dedutiva.
O método dedutivo busca explicar o comportamento racional dos indivíduos na escolha de padrões de consumo que maximiza sua satisfação. Já o método indutivo procura explicar as relações funcionais de dependência como a renda e o consumo da sociedade como um todo.
Na economia é muito usada a condição ceteris paribus para fazer uma análise de mercado da influência de um fatorsobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações. Ceteris paribus é uma expressão do latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas".

2. Problema Econômico Básico
A escassez surge devido à contraposição da limitação de recursos e as ilimitáveis necessidades e aspirações sociais por bens e serviços. Isso porque a crescentediversificação dos produtos que estão no mercadota, os padrões cada vez mais sofisticados - com níveis de desenvolvimento progressivamente melhores com que se apresentam -, renovam as necessidades biológicas e aumentam o desejo de elevação do padrão de vida. Dessa forma surgem “novas” necessidades.
A questão central do estudo da Economia é como alocar recursos produtivos limitados para satisfazertodas as necessidades da população. A sociedade tem de tomar decisões sobre a melhor utilização de seus recursos, de forma a atender ao máximo das necessidades humanas. Entretanto, só existirá escassez se houver uma procura para a aquisição do bem. Por exemplo: “o hino nacional escrito na cabeça de um alfinete é um bem raro, mas não é escasso porque não existe uma procura para a sua aquisição.”(PINHO e VASCONCELLOS, ANO)
Um bem é procurado porque é útil, entende-se por utilidade “a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana”. Sendo assim, a escassez é relativa.

3. Política Econômica
A Política Econômica é um ramo da economia normativa (expressão que considera mudanças na realidade social, propondo como ela deve ser), que integra o universo maior da políticapública. A formulação e a execução da política econômica envolvem dois procedimentos independentes:
- A determinação dos principais objetivos (ou fins) que pretendem alcançar coincidindo com outros fins políticos e sociais.
- A escolha dos instrumentos (ou meios que serão manejados para a obtenção dos objetivos determinados.
Este elemento econômico se alicerça no desenvolvimento da teoria...
tracking img