Palavra trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGNIFICADO DE TRABALHO

Adolfo Henrique de Carvalho
200802149831


Rio de Janeiro
Fevereiro 2012
Trabalho
A origem da palavra trabalho já nos dá uma indicação de nossa relação comesta parte tão importante de nossa vida. Trabalho tem origem na palavra latina TRIPALIUM. Tri significa três. Palio (no plural palium) quer dizer lança, pedaço de madeira com ponta. Tri-palium: trêslanças, o que no português chamamos de tridente. Denominado um instrumento de tortura, onde o "tripaliare" aquela pessoa que torturava com esse método, trabalhar significava ser torturado no TRIPALIUM.O Tripalium também era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes munidos de pontas de ferro, que os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, para rasga-los e esfiapá-los.Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Sendo assim quem "trabalhava" antigamente, eram as pessoas destituídas de posses.
Trabalhar era entendido não só comoum fato de tortura em si mesmo, mas como uma extensão às atividades físicas sendo produtivas, passando a serem realizados por camponeses, artesões, agricultores, pedreiros, carpinteiros etc. Todo essecontexto foi vivido e usado na antiguidade, em quase toda Idade Média. Somente no século XIV passamos a ter um sentido genérico da palavra "trabalho como aplicação de forças e faculdades, (talentos,habilidades) humanas para alcançar um determinado objetivo e fim."
Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Sendo assim quem "trabalhava" antigamente, eramas pessoas destituídas de posses. O trabalho não era visto como algo nobre e nem despertava a atenção de pessoas educadas ou com autoridade e opulento, pois a visão obscura que tinham que o trabalhoera feito somente para os escravos sendo uma atividade executada por eles uma classe desmerecedora de qualquer respeito.
Na Grécia antiga, temos obras que relatam o desprezo pelo trabalho e o culto...
tracking img