paladismo

1356 palavras 6 páginas
Palladianismo
O modelo palladiano era baseado na simetria, na perspectiva e nos moldes da arquitetura clássica greco-romana, valorizando os princípios estabelecidos por Vitrúvio.
Usava uma série de conceitos matemáticos para o estabelecimento de proporções, que para ele eram essenciais para a conquista da beleza, da funcionalidade e da solidez estrutural, os "três pilares" da sua doutrina, apresentados em seu próprio tratado, I Quattro Libri dell’ Architetura (1570).
Inovou na arte da arquitetura ao utilizar tijolo na construção da estrutura interna dos edifícios, criando paredes muito sólidas que depois eram revestidas com materiais nobres, o que barateava as obras e diminuia o tempo de construção.
Palladio dedicou-se a recuperar documentos clássicos sobre urbanismo e arquitetura e publicou o livro L'antichità di Roma , um estudo do antigo traçado urbano da capital italiana
Características comuns às obras de Palladio
Planta simétrica, com uma enorme sala ou vestíbulo no centro que servia para distribuir o resto dos cômodos. No exterior, a grande fachada coroada por um frontão inspirava-se nos templos gregos e não economizava em colunas.
A localização dos cômodos era perfeitamente estudada por Palladio. Assim, a cozinha, a despensa e as adegas ficavam sempre na planta baixa. O sótão, por sua vez, ficava num falso teto para guardar o grão, que, além disso, atuava como isolante.
Na planta principal (piano nobile), à qual se tinha acesso por meio de um estíbulo com grandes escadarias, se encontravam s dependências da família e os quartos dos convidados.
O salão situava-se na área central do edifício, enquanto que um corredor conduzia aos cômodos, distribuídos de ambos os lados.
Destaque
Villa Capra (Vicenza, 1566), mais conhecida como La Rotonda, é a obra mais famosa de Palladio devido à sua sala central de forma cilíndrica, inserida em um quadrado e arrematada por uma cúpula decorada com afrescos.
Foi erguida sobre uma plataforma de dois

Relacionados

  • PALADISMO
    474 palavras | 2 páginas
  • História Secreta do Brasil
    52849 palavras | 212 páginas
  • Maçonaria- Do outro lado da luz
    70555 palavras | 283 páginas