Palacio da pena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Palácio da Pena




































Introdução

No âmbito da disciplina de História da Arte, foi – nos sugerido um trabalho sobre um monumento ánossa escolha. O monumento escolhido foi o Palácio da Pena.

Sendo assim, o nosso trabalho encontra-se dividido em quatro partes.

A primeira parte baseia-se numa pequena introdução ao monumentoescolhido.

Na segunda parte, iremos referir as características do estilo do monumento.

A terceira parte refere uma descrição dos aspectos principais do monumento juntamente com uma justificaçãoda sua integração no estilo referido.

Por último, iremos apresentar uma conclusão que dirá os aspectos positivos que retirámos com a realização deste trabalho, referido também, as nossasdificuldades.













Palácio da Pena
Descrição do monumento
No alto da Serra de Sintra implanta-se o romântico Palácio Nacional da Pena, envolvido por um ambiente de deslumbrante belezanatural. O palácio foi instituído nos meados do século XIX sobre as ruínas de um antigo mosteiro quinhentista da Ordem de S. Jerónimo, obtido em 1838 pelo príncipe de origem alemã D. Fernando deSaxe-Coburgo-Gota, marido da rainha D. Maria II. Este esclarecido mecenas, amante da arte portuguesa, pretendia restaurar o arruinado mosteiro, mas acabou por reconvertê-lo numa residência de veraneio, deacordo com os planos do engenheiro alemão Von Eschweg.
A concepção deste palácio inspirou-se nas eclécticas correntes artísticas que procuravam recuperar a Idade Média como uma das referênciasconceptuais, por excelência, do romantismo oitocentista. Von Eschweg efectua uma viagem pela Europa e Norte de África inspirando-se em monumentos alemães, franceses, do sul de Espanha e da Argélia.Amalgamando estas diversas influências com a recuperação das soluções propostas pela arte manuelina do século XVI, este engenheiro concebe aquele que é o primeiro palácio romântico da arte portuguesa.
Do...
tracking img