Pajerama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1-
 
1.1- Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Para entender a relação entre
Indivíduo, Sociedade e Cultura.
É imperativo buscar informações de suas áreas de origem que buscam explicar e compreender como se processam as relações humanas. Tendo isto em vista, apresentaremos sobre a diferenciação e o que tem em comum entre Psicologia, sociologia e antropologia. Conforme salientado, emtópicos anteriores, a psicologia social estuda o indivíduo e sua relação com o ambiente, suas influências, suas trocas sociais, nos grupos sociais que compartilhamos ao longo da vida. No entanto existe uma área que se preocupa em fundamentar conceitos de caráter individual, que é o caso da Psicologia da personalidade.

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente odesenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade. É parte da minha tese que a cultura do indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence. Por isso, é a cultura da sociedade que é fundamental, e é o significado do termo «cultura» em relação a toda asociedade que se devia examinar primeiro. Quando o termo «cultura» se aplica à manipulação de organismos inferiores - ao trabalho do bacteriologista ou do agricultor - o significado é bastante claro porque podemos obter unanimidade a respeito dos fins a serem atingidos, e podemos concordar quanto a tê-los atingidos ou não. Quando se aplica ao aperfeiçoamento do intelecto e espíritos humanos, é menosprovável que concordemos em relação ao que a cultura é. O termo em si, significando alguma coisa a que se deve conscientemente aspirar em assuntos humanos, não tem uma história longa. 

Como alguma coisa a ser alcançada com esforço deliberado, a «cultura» é relativamente inteligível quando nos preocupamos com o acto do indivíduo se auto cultivar, indivíduo cuja cultura é vista contra o pano defundo da cultura do grupo e da sociedade. A cultura do grupo tem igualmente um significado definido em contraste com a cultura menos desenvolvida da massa da sociedade. A diferença entre as três aplicações do termo pode apreender-se melhor perguntando em relação ao indivíduo, ao grupo e à sociedade como um todo, em que medida o objectivo consciente de alcançar cultura tem algum significado. Podiaevitar-se muita confusão se nos abstivéssemos de pôr diante do grupo o que pode ser objectivo apenas do indivíduo; e diante da sociedade como um todo o que pode ser objectivo apenas de um grupo.
Podemos afirma que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Está claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, nãoexistindo nem ai uma concordância de todos os cientistas.
Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
* Socialização
A socialização do indivíduo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferenciará dos demaise ao mesmo tempo o identificará com seu grupo social.
Embora haja elementos comuns na experiência de todas as pessoas, e mais ainda na experiência de pessoas dentro de uma determinada sociedade, cada pessoa continua sendo única. Assim, cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempo muito parecida com a dos outros em sua sociedade e outro sentido possuidiferenças que a tornam única.
O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade- inclui conhecimentos, crença, arte, moral, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedade.

1.2- OS PROBLEMAS NA VIDA SOCIAL: CULTURA, INDIVÍDUO E...
tracking img