Paises socialistas atualmente (china, cuba e coreia do norte)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1428 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O socialismo é um sistema de estado que confronta o liberalismo e o capitalismo, propõe uma configuração social e econômica na qual os meios de produção são dirigidos pelo estado,assim a privatização não existe.  Atualmente,a controvérsias sobre quais países estão realmente sob esse regime,mas pode-se considerar parcial ou totalmente que a China, Cuba, Coréia do Norte e Vietnã são adeptos aoregime.
China
Há muitas discussões sobre o assunto, já que nenhum país pode ser de fato independente como propõe o socialismo. A China é um desses países em que se mantem uma grande discussão,alguns qualificam o país como tendo um sistema político socialista por se manter fiel a alguns princípios socialistas,como a propriedade pública, a participação dos trabalhadores na administração de empresas etendo um sistema econômico capitalista,por se utilizar mecanismos próprios do capitalismo assim como a propriedade privada, salário e lucro. Politicamente a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung, responsável por aplicar o socialismo na China.
Porém, 50 anos após isso, o governo chinês promoveu a abertura daeconomia (a partir de 1970),mas apesar disso,o sistema capitalista foi sendo introduzido na essência da politica chinesa. Hoje em dia ela apresenta marcas do socialismo e capitalismo. Está dividida entre ricos e pobres.
Economicamente a China é uma que mais crescem no mundo. De acordo com pesquisas feitas a média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior adas maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. Foi à partir da década de 90 que a China tem sua entrada na economia de mercado, ajustando-se ao mundo globalizado. Depois disso o pais vira o maior produtor mundial de alimentos,a agricultura mecanizada, gera excelentes resultados de produtividade e ocorre o aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;
No setorindustrial a China ultrapassou seus maiores concorrentes se tornando a maior potência industrial do mundo contemporâneo, em alguns setores de ponta como computadores, eletrodomésticos e aço a China já é de longe o maior produtor e consumidor mundial.
Na mineração, o país se tornou o maior produtor de carvão com mais de 1,7 bilhão de toneladas aumentando em muito também a produção de petróleo e ferro(1º do mundo). É também o maior consumidor mundial de carvão, que assegura dois terços das necessidades energéticas do país.

Cuba
Também considerada sob regime socialista,o país,primeiramente era colônia espanhola até 1809, quando os cubanos começaram a se organizar para combater os espanhóis e se tornarem independentes. Porém, seu vizinho Estados Unidos, reparou que poderia lucrar com isso.Assim,os Estados Unidos iniciaram uma guerra contra as forças espanholas, que receberam a culpa.Derrotados, os espanhóis se retiraram e os Estados Unidos declararam a independência de Cuba. Por tê-lo feito, o governo norte-americano começou a criar propostas econômicas que ajudavam apenas os EUA, como por exemplo, todos os produtos que Cuba exportava eram exportados apenas para os Estados Unidos,a preços baixíssimos, que revendia por preços maiores.Em 1959, Fidel Castro liderou uma revolução contra o ditador também comunista Fulgencio Batista e dois anos mais tarde instaurou um regime ditatorial de orientação marxista e partido único.
Cuba, que inicialmente ficou dependendo exclusivamente do turismo, da exportação de charutos e de níquel para sobreviver, desenvolveu um vigoroso setor desaúde que poderá transformar a economia do país. Dados do Ministério da Saúde, indicam que a indústria do turismo será superada em breve pelas empresas de biotecnologia, de exportações de vacinas e pelo fornecimento de serviços de saúde para outros países.
O sistema politico de Cuba é um dos poucos onde conseguiu prevalecer o socialismo. Seus ideais são baseados no plano marxista-leninista que...
tracking img