Paises desenvolvidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As principais diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos são suas características sociais e econômicas.
Não há uma definição formal de requisitos para que um país se estabeleçacomo desenvolvido. É um consenso de que os EUA e o Canadá na América; o Japão na Ásia; Austrália e Nova Zelândia na Oceania e os países da Europa Ocidental sejam as regiões desenvolvidas do mundo.Contudo, discute-se sobre a situação de locais como Hong Kong, os Tigres Asiáticos, a Rússia entre outros sobre a possibilidade destes serem já considerados países ricos. Para se avaliar, então,denotam-se algumas características em comum destas áreas, e as define como sendo condições para o desenvolvimento de um determinado Estado.
Quando um Estado possui um alto Índice de Desenvolvimento Humanoe uma economia altamente industrializada, ele é considerado desenvolvido. Além disto, um país pode ser considerado em desenvolvimento (caminhando para se tornar desenvolvido) ou subdesenvolvido(países com sérios problemas sócio-econômicos), possuindo características distintas nestes dois casos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida estatística que reúne cálculos demográficosconsiderados mais influentes de uma determinada população: a taxa de analfabetismo, a expectativa de vida e a qualidade de vida (PIB per capita). Ele é considerado um indicador social crucial para adeterminação se um país vem a ser desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido. Medido em valores de 0 a 1, países com os mais altos IDHs chegam a 0,8 em média, um meio-termo próximo a 0,65 e osmais pobres atingem taxas de 0,4 ou menos. Existem muitas críticas acerca da metodologia de aplicação das pesquisas e dos cálculos, e também pelo fato do índice não considerar importantes variáveissociais. Porém, até então, ele serve bem ao propósito de comparar as condições sociais entre os diversos países do mundo para entidades como a ONU e o Banco Mundial.
Economicamente, um país é dado...
tracking img