Paises centrais, semiperiferico e perifericos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dilma diz que países desenvolvidos fazem 'tsunami monetário'
Presidente criticou guerra cambial feita por países desenvolvidos.
Ela afirmou que desenvolvidos agem de forma 'perversa' comemergentes.
Priscilla MendesDo G1, em Brasília
9 comentários
A presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de
pacto em prol dos direitos dos trabalhadores nas
obras (Foto: Ricardo Stuckert / InstitutoLula)
A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quinta-feira (1º) a ação dos países desenvolvidos em relação à crise financeira internacional e classificou como "tsunami monetário" a guerra cambial.
"Épor isso que nos preocupamos, sim, com esse tsunami monetário que [fazem] os países desenvolvidos que não usam políticas fiscais de ampliação da capacidade de investimento para retomar e sair dacrise que estão metidos e que usam, então, despejam, literalmente, despejam US$ 4,7 trilhões no mundo ao ampliar de forma muito, é importante que a gente perceba isso, muito adversa, perversa para o restodos países, principalmente aqueles em crescimento", afirmou a presidente no discurso da cerimônia de assinatura do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria daConstrução, que, segundo o Planalto, visa melhorar a vida dos trabalhares nos canteiros de obras do país.
A presidente falou sobre a economia para um público formado principalmente por trabalhadores eafirmou que os países emergentes, como o Brasil, "mostram que eles [desenvolvidos] compensam essa rigidez fiscal com uma política monetária absolutamente inconsequente no ponto de vista do que ela produzsobre os mercados internacionais".
Para Dilma, esses países criam uma "guerra cambial baseada numa política monetária expansionista, que cria situações desiguais".
Em 2011, em uma tentativa deimpulsionar o crescimento da economia dos Estados Unidos, o Federal Reserve (BC dos EUA) comprou US$ 2,3 trilhões em títulos de longo prazo no mercado – o que, na prática, significa que esse dinheiro...
tracking img