Paisagismo plantas sol pleno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantas Sol pleno

Nome científico: Allamanda cathartica
Nome popular: Alamanda-amarela
Família: Apocynaceae

Divisão:
Origem: Brasil

Ciclo de Vida:

Hábito de Crescimento:
Porte: Até 5 metros de altura
Flores: Quase o ano inteiro, principalmente na primavera-verão

Uso no Paisagismo:
Características Gerais:: Arbusto escandente semi-lenhoso de pleno sol que habita em climaquente e úmido. No Sul necessita maiores cuidados para resistir ao inverno e o período de floração reduz um pouco. Existe a espécie Allamanda blanchetti  de cor rosa com as mesmas características. Utilizada apoiada em cercas e pergolados, necessita de suporte para sua condução. Ambas as espécies citadas, são tóxicas.

Nome Científico: Symphyotrichum tradescantii

NomesPopulares: Áster-arbustiva, Monte- cassino.

Família: Asteraceae

Origem: América do Norte

Porte: 0.9 a 1.2 metros

Floração: No outono e para algumas variações, no verão

Características: As flores apresentam-se agrupadas em hastes florais ou isoladas. As folhas são do tipo lanceolada e pinada. É plantada em jardins e o solo ideal é o arenoso rico em matéria orgânica. Ela deve ser regada de duas a três vezes porsemana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias.

Nome Científico: Rhododendron simsii

Nomes Populares: Azaléia, Azaléia-belga

Família: Ericaceae

Origem:  Ásia e China

Porte: de 0.4 a 1.2 m

Características: As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho oumesclado. Há muitas variedades com portes diferentes também, umas menores para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas. É uma planta muito utilizada também para a técnica milenar do bonsai.
Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares, não é necessária a calagem já que os rododendrose azaléias apreciam solos ácidos. As azaléias ainda apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado e sempre no final da floração. Multiplica-se por estaquia.

Nome Científico: Cycas revoluta

Nomes Populares: Cica, Palmeira-sagu,Sagu

Família: Cicadaceae

Origem:  Ásia, Indonésia, Japão

Porte:  3.0 a 3.6 metros

Características: Vedete dos jardins contemporâneos e tropicais, a cicase parece com uma pequena palmeira. Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. É uma planta dioica, de origem pré-histórica, com crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Quanto mais velho o exemplar, maior valor alcança. Os ovários, que ficam protegidos no topo da planta fêmea durante a floração, são muito difíceis de serempolinizados, desta forma, praticamente 100% dos frutos obtidos no jardim residencial são estéreis. As plantas do sexo masculino são raras em cultivo. No paisagismo, vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.

Nome científico: Strelitzia Reginae

Nome Popular: Ave do paraíso, flor da rainha, Estrelitzia

Família: Strelitziaceae

Origem: Africa do sul

Porte: Chega a 1,5mCaracterísticas: Ótima escolha para a decoração de ambientes de tamanho mediano, como jardins de inverno, ou para criar moitas floridas nas laterais de jardins maiores.
Floração durante quase todo o ano, em especial nos meses mais quentes. Outra característica positiva é o fato dela ser bem resistente. Possui aspecto exótico, com flores em laranja vivo,azul,amarelo e bege.

Nome Científico:Heliconia rostrata

Nomes Populares: Helicônia, Bananeira-do-brejo,Bananeira-ornamental, Caetê, Papagaio

Família: Heliconiaceae

Origem:  América do Sul, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela

Porte: De 1.2 a 3.6 m

Características: Planta tropical por excelência, esta espécie de helicônia, é a que produz as inflorescências mais...
tracking img