Paisagens dors

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
REGESD – CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL
PROF. DR. BENHUR PINÓS DA COSTA
ACADÊMICOS
EDILENE REGINA FLORENCE DE MORAES
FLAVIO SALDANHA
VIVIANE SILVA DA ROSA

A NATUREZA DO TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO SUL
A Geografia do Rio Grande do Sul ocupa uma área de 282.062 km². Todo o seu território está abaixo doTrópico de Capricórnio. O estado faz parte da região Sul do Brasil. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos.

PICO DO MONTE NEGRO, PONTO MAIS ALTO DO RS - PAISAGENS E CENÁRIOS MARAVILHOSOS
PLANALTO MERIDIONAL

O Pico do Monte Negro com 1.403m de altitude é oponto mais alto do Rio Grande do Sul.
O Pico fica localizado na borda do canyon de mesmo nome, localizado no 2º Distrito a 45 km da sede de São José dos Ausentes, quase divisa com SC.
No RS as regiões mais altas ficam numa região de planalto, os chamados "campos de cima da serra".

O relevo rio-grandense é caracterizado por coxilhas suaves e vales rasos. Sem transição, as ondulações suavesdão lugar a paredões verticais e rochas basálticas.
Formado a partir de intensas atividades vulcânicas havidas há milhões de anos, sucessivos derrames de lava vieram originar o Planalto Sul brasileiro, coberto por campos limpos, matas de araucárias e inúmeras nascentes de rios cristalinos. Ao leste, este imenso platô é subitamente interrompido por abismos verticais que levam à região litorânea, daíoriginando-se o nome de Aparados da Serra. Em alguns pontos, decorrentes de desmoronamentos, falhas naturais da rocha e processos de erosão, encontram-se grandiosos cânions.
As temperaturas do estado, em diversas regiões, estão entre as mais baixas do inverno brasileiro, chegando a -6°C em cidades como Bom Jesus, São José dos Ausentes e Vacaria, com geadas freqüentes e ocasional precipitação deneve.
No estado, a neve ocorre com maior freqüência nas regiões serranas do nordeste, entre as altitudes de 900 a 1.400 m, denominadas de Campos de Cima da Serra, onde estão as cidades mais frias do país, como São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul (acima de 1.000 m de altitude), e Vacaria, São Francisco de Paula, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Esmeralda e Jaquirana (acima de900 m), locais em que o fenômeno ocorre praticamente em todos os anos (geralmente com fraca intensidade e em poucos dias no inverno), além de outras cidades acima dos 600 metros de elevação, de forma mais esporádica. No resto do estado, a neve é muito rara ou nunca registrada. Porém, fortes geadas podem atingir toda a área estadual.
Do Pico do Monte Negro tem-se visão que chega até a Serra do Riodo Rastro em SC (Morro da Ronda com 1507 m) e dele avista-se diversos cânions com vegetação dos campos entremeados com matas com Araucárias,sendo a vegetação campestre dominante, principalmente em relevos mais planos, alem de rios e cascatas sombreadas pelo corpo esquio das araucárias, habitado por pumas, pica-paus e curicacas.
Possui superfície regular ondulada (no topo do planalto ou “campos decima da serra” com a configuração de relevo coxilhado).
O Planalto Meridional destaca-se pelos caracteres tectônicos e litológicos de sua formação, sendo este uma extensa área de derrames que se sobrepuseram aos paleorelevos sedimentares paleozóicos e mesozóicos da Bacia do Paraná.
Rios principais leste-oeste tomando rumo sul – os rios nascem preferencialmente a nordeste-leste, rumam paraoeste, no sentido das menores altimetrias (uma vez que o planalto possui uma inclinação para oeste-sudoeste) e correm logo depois para o sul no sentido da Depressão Periférica e Vale do Rio Jacuí para encontrarem o Lago Guaíba (na Região de Porto Alegre) os próximos níveis de base de escoamento hídrico e sedimentação são a Laguna dos Patos que irá desaguar perto de Rio Grande no Oceano Atlântico...
tracking img