Paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia física, relevo, globalização, hidrografia,cartografia, astronomia,extrativismo, vegetação, blocos econômicos, clima, etc... 1. (Fatec 2007) São as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do período Quaternário. As superfícies apresentam-se notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação.(Demétrio Magnoli e Regina Araújo. "Geografia - a construção do mundo".) No Brasil, o relevo descrito está presente nas feições a) do Pantanal Mato-grossense. b) da Chapada Diamantina. c) do Planalto da Borborema. d) da Serra do Mar. e) da Depressão Sertaneja. 2. (Fgv 2007) Observe o mapa e a ilustração.

3. (Fgv 2007) Graben e Horst são formas de relevo associadas às falhas tectônicas.

No Brasil,os exemplos para I e II são, respectivamente, a) Vale do Itajaí e Serra Geral. b) Vale do Paraíba e Serra do Mar. c) Planície Amazônica e Serra do Cachimbo. d) Vale do São Francisco e Chapada Diamantina. e) Planície Costeira e Serra do Espinhaço. 4. (Ufpe 2007) Na Região Sudeste do Brasil, existem dois tipos bem definidos de paisagem fisiográfica, representados, de um lado, pelas "serras" do Mar eda Mantiqueira e, do outro, pela serra do Espinhaço. Essas duas primeiras "serras" originaram-se em conseqüência do tectonismo. Quais as evidências dessa formação tectônica? 1- Solos bem desenvolvidos, sobretudo nas escarpas. 2- Adaptação da drenagem a uma rede de falhas. 3- Assimetria do relevo. 4- Domínio de colinas convexas e vales em V. 5- Patamares escalonados.

Trata-se de um relevotípico de rochas cristalinas sob sistemas morfogenéticos tropicais úmidos. No território brasileiro, o relevo retratado na ilustração é encontrado, apenas, em a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.

Estão corretas apenas: a) 1 e 2 b) 3 e 4 c) 1, 2 e 3 d) 2, 3 e 5 e) 1, 2, 4 e 5

5. (Ufpel 2007) Relevo é o conjunto de diferentes formas apresentadas pela superfície terrestre, as quais são definidas pelaestrutura geológica a partir da combinação de ações da dinâmica externa e interna da Terra. Com base no texto anterior e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a) as modificações ocorridas no relevo brasileiro devemse à intensa atividade geológica interna no passado, como vulcanismo, terremoto e dobramentos, verificadas no Brasil. b) considerando que planícies são relevos em construção eplanaltos relevos em destruição, no caso brasileiro, não devemos levar em conta os processos que os constituíram para tal classificação. c) o clima tipicamente quente e úmido do Brasil não condiciona os mecanismos externos de atuação do intemperismo e da erosão sobre as rochas cristalinas e sedimentares. d) o relevo não exerce influência sobre a pecuária e as atividades agrícolas no casobrasileiro, por sua característica de baixas altitudes. e) predominam baixas altitudes no relevo brasileiro, e isso se deve à inexistência de dobramentos modernos durante o período terciário. 6. (Ufrs) O perfil esquemático a seguir representa os tipos de rochas predominantes e as formas de relevo num trajeto, em linha reta, entre as cidades gaúchas A e B.

7. (Ufsc 2007)

O RIO

"Uma gota de chuva Amais, e o ventre grávido Estremeceu, da terra. Através de antigos Sedimentos, rochas Ignoradas, ouro Carvão, ferro e mármore Um fio cristalino Distante milênios Partiu fragilmente Sequioso de espaço Em busca de luz. Um rio nasceu." MORAES, Vinicius de. "Nova antologia poética". São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 142. Após a leitura do poema, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobreelementos da paisagem natural e do quadro geomorfológico brasileiro e catarinense em particular. (01) No sul de Santa Catarina, nas formações do Planalto de Mafra, localizam-se os principais municípios produtores de carvão mineral. (02) O mármore, principal fonte de matéria-prima nas indústrias siderúrgicas, é encontrado nas áreas de Dobramentos Modernos do Sudeste Brasileiro. (04) Os Escudos...
tracking img