Pais e filhos disciplina bíblica

Páginas: 16 (3854 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
O LAR SEM JESUS NÃO DÁ CERTO

De acordo com Almeida (1993), citado em Jô 15:4,5:

Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (ALMEIDA, 1993, p.118)

Toda família deveria experimentar a doce presença de Jesus, recebendo assim seu forte consolo nos momentos de dificuldade, pois a vida sem Jesus perde o sentido, pois tudo fica vazio, Deus através de seu filho Jesus quer dar sentido para a vida. O segredo de ser uma pessoa realizada esta em viver uma vida relacionada com o Senhor Jesus.
Portanto, sem Ele nada se constrói de concreto, Ele éa luz da estrada, dono de um amor que nunca se acaba. O cristão precisa ser verdadeiramente entregue aos braços do Pai para que todas as vezes que fizer algo para Jesus, Ele se manifeste àqueles que ouvem e acolhem com alegria e humildade as Suas Palavras de vida. É uma responsabilidade muito grande servir a Deus, pois assim todo cristão passa a ser exemplo, o exemplo de servir ao Pai Celestial.VALORIZAÇÃO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA

De acordo com Boyer (1994), a criança não é um adulto em miniatura, como dizem algumas pessoas. Ela é um ser humano em desenvolvimento, com personalidade própria em formação, possuindo idéias, interesses, aspirações, próprios de sua idade.
Se alguém não sabe dar valor a uma criança, reflete insensibilidade quanto ao significado da vida infantil, e podeprojetar seus próprios traumas, adquiridos nos primeiros dias de vida.
Dessa forma, os pais devem procurar estudar e observar a vida de seus pequenos filhos, para, não só ensiná-los no "caminho em que devem andar" , como diz a Bíblia, mas, também, aprender com eles lições que só na escola do aprendizado da vida é possível assimilar.
Boyer (1994), relata que os pais crentes em Jesus precisam serexemplo no trato com os filhos. O fator valorização tem muito efeito na formação espiritual, emocional, moral, social e física dos filhos. Uma criança que é valorizada por seus pais tem normalmente uma auto-estima elevada. Não se sente frágil, mas vê-se a si mesma como alguém que é apreciado, reconhecido, mesmo que não entenda nada de conceitos psicológicos.
Quando Deus diz "filho precioso" falade valor espiritual acima de tudo. Os pais devem entender que os filhos não são apenas resultado de uma união biológica. Na verdade, como diz a Bíblia, eles são "herança e galardão do Senhor" (Sl 127.3).
Os filhos são talentos vivos, entregues por Deus aos pais para que sejam trabalhados na sua formação espiritual e em todos os demais aspectos da vida. Assim como Deus vai cobrar de seus servos oque fizeram com os talentos materiais ou espirituais, da mesma forma, Ele vai cobrar dos pais o que fizeram com os filhos, pelos filhos e para os filhos, no sentido de que eles produzam frutos para Deus.
Nessa valorização, é necessário que os pais apreciem o que os filhos fazem, elogiem-nos no momento certo; conversem com eles, dialogando, trocando idéias; sendo-lhes afetivos e carinhosos. Louvara Deus por cada um dos filhos; demonstrar alegria perante eles e a outras pessoas é fundamental para a valorização dos pequenos servos de Deus.
“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” Efésios 6:4
Conforme Boyer (1994), o bom relacionamento entre pais e filhos éfundamental para que a Palavra do Senhor seja adicionada em suas mentes. É preciso que laços de amizade profunda existam no relacionamento, e que sejam exemplos vivo de servos, homens e mulheres cheios do Espírito, e portanto, jamais se deve esquecer, que o maior exemplo para os filhos estão dentro dos lares, são os próprios pais.
Os pais foram investidos pelo Senhor de compromisso muito sério, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPORTAMENTO: PAIS E FILHOS, EXIGÊNCIA DE DISCIPLINA
  • Pais e filhos
  • PAIS E FILHOS
  • Pais e filhos
  • Pais e filhos
  • Pais e filhos
  • Pais e filhos
  • Relação entre pais e filhos: uma rede tecida pelos fios do afeto, da violência e da...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!