Pais brilhantes professores fascinantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA SANTANA BARBOSA

Diretor: Cláudio Marcos Ligório
Vice-diretor: Marcelo Rabinovici
Pedagoga: Rosenei Jose
Magistério: Educação Infantil
Turma: 2°D










Pais brilhantes, Professores fascinantes















Dezembro/2012
Sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes

• Bons professores são eloqüentes,professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver em seus alunos: capacidade de gerenciar os pensamentos, administrar as emoções, ser líder de si mesmo, trabalhar perdas e frustrações, superar conflitos.
Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência, Precisamos deprofessores incomuns, que compreendam o anfiteatro da mente humana. Concordo que o mundo esta cheio de professores comuns.
Gostei muito da explicação e da frase “Pensar é excelente, pensar muito é péssimo.” Que quem pensa muito cansa como se tivesse feito exercício físico. Muito interessante também a forma de explicar o porquê um dos sintomas e o esquecimento. Porque o cérebro tem mais juízo do que nóse bloqueia a memória para pensarmos menos e gastarmos menos energia. E muito legal ver por esse ângulo nossos esquecimentos.
Também é interessante saber sobre a síndrome do pensamento acelerado. E saber que muitas crianças, adolescentes e adultos sofrem dessa síndrome, isso nos explica as atitudes de certas pessoas, nos fazendo entende-los melhor.
O maior vilão da qualidade de vida do homemmoderno não é o trabalho, nem a competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas sim o excesso de pensamentos.

• Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: auto-estima, estabilidade, tranqüilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos, desocializar.
“Bons professores são didáticos, professores fascinantes vão além.”
Um professor fascinante é mestre da sensibilidade. Não deixa que a agressividade e as atitudes impensadas dos seus alunos roubem sua tranqüilidade, entendem que os fracos excluem, os fortes acolhem, os fracos condenam, os fortes compreendem mesmo os mais difíceis. Concordo plenamente que devemos dar nossa parcela decontribuição para gerar uma humanidade mais saudável. “Os educadores são insubstituíveis, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por maquinas, e sim por seres humanos.

• Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: segurança, tolerância, solidariedade, perseverança,proteção contra os estímulos
estressantes, inteligência emocional e interpessoal.
Os bons professores ensinam seus alunos a explorar o mundo em que estão do imenso espaço ao pequeno átomo. Professores fascinantes ensinam os alunos a explorar o mundo que são, o seu próprio ser. Sua educação segue as notas da emoção.  A emoção pode transformar ricos em paupérrimos, intelectuais em crianças,poderosos em frágeis seres. As escolas nãos estão conseguindo educar a emoção. Elas estão gerando jovens insensíveis, hipersensíveis ou alienados. Precisamos formar jovens que tenham uma emoção rica, protegida e integrada.

• Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.
Este hábito dos professores fascinantescontribui para desenvolver: pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar, de trabalhar em equipe.
Bons professores cumprem o conteúdo programático das aulas, professores fascinantes também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações. Todos temos...
tracking img