Paiquintainstru O

809 palavras 4 páginas
RITUAL DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM
QUINTA INSTRUÇÃO
A 5ª Instrução é a última do grau de Aprendiz Maçom, que tem por objetivo completar o conhecimento que todo aprendiz necessita para avançar em seu caminho da busca da justiça e perfeição.
A instrução começa esclarecendo o Aprendiz sobre a representatividade simbólica dos quatro primeiros números e sua relação com as alegorias e emblemas presentes nos Templos Maçônicos.
O NÚMERO 1 – É o princípio dos números. É onde tudo começa. Representa a unidade, o individualismo, o singular, o astro, o homem, isto é, o princípio ativo. Todos os sistemas religiosos orientais começaram por um Ser primitivo. Por ser o princípio, este número é primordial no grau de Aprendiz, porque, se este quiser passar a Companheiro deve estudar cuidadosamente as propriedades desse número, nas obras dos Pitagóricos, na Cabala, nas Arquitetura, na Arqueologia entre outros.
NÚMERO 2 – Significa o divisível, o símbolo do contrário, o eco, o antagônico. Assim sendo, sempre há um “oposto”: ao fogo a água; ao bem o mal; ao escuro a luz; à verdade a falsidade, ao homem a mulher; ao quente o frio; ao alto o baixo; à inércia o movimento; ao preto o branco; ao fraco o forte; ao lapidado o bruto... Orienta-se que o Aprendiz não se aprofunde no estudo deste número, pois ainda imaturo e fraco no entendimento das tradições, pode guinar para o caminho oposto. Mais uma razão para que o Aprendiz deve sempre ser orientado por um Mestre. Portanto, que indague sempre os Mestres para saber se está no caminho certo. Para que as dúvidas cessem, há a necessidade de acrescer outra unidade para que o equilíbrio se estabeleça.
NÚMERO 3 – Representa o equilíbrio. Também, é atribuído à Trindade de Deus, o pensamento o amor e a ação. Três são os pontos que o Maçom deve ser orgulhar de apor junto a seu nome, Três são as qualidades essenciais para todo o Maçom: Vontade, Amor e Inteligência. Essas três qualidades devem andar juntas, em prol do equilíbrio. De nada serve A Vontade

Relacionados