PAIF NAT LIA

2291 palavras 10 páginas
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre o serviço prestado no Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que tem o intuito de beneficiar as famílias de baixa renda, fortalecendo os laços familiares e sociais e com isso a sociedade se beneficia tanto na área financeira quanto na qualidade de vida que o programa proporciona.
É um programa de atendimento continuado, ou seja ele acompanha as famílias na sua reestruturação dando o suporte necessário, garantindo o fortalecendo de vínculos familiar, antes que estes sejam rompidos.

2 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem

Relacionados

  • Sem título
    76440 palavras | 306 páginas