Paidéia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem grega do conceito de paidéia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal arquetípico para a Filosofia. Emsua constituição histórica a Filosofia tematiza de diversas maneiras e em diferentes tradições sistêmicas esta problemática fundante. Este tema emerge como uma questão central no mundo constituídodos homens e dele recebe um fundamento racional a partir do século IV a.C. Platão e Aristóteles debruçam-se sobre a tarefa de justificar racionalmente a existência social do homem. Os Sofistas foramconsiderados os fundadores da ciência da educação. A transformação da ciência numa técnica esteve sempre presente na tensão histórica deste campo de investigação. A própria política é uma téchné, para osgregos, que se traduz numa prática de núcleo espiritual que conserva unidas a comunidade e a civilização humanas. A educação ética e política é o traço fundamental da essência da verdadeira paidéia.A educação é assumida como ação consciente. A educação para os gregos é a manifestação do esforço constante da poiésis e do pensamento grego para conseguirem uma expressão normativa da forma do homem.Poiésis e episteme se fundem na paidéia.
Na pólis do séc. IV a.C. o conceito de "paidéia" supera a vinculação limitada à instrução da criança. Trata-se de uma reflexão sobre a formação do homempara a vida racional na "pólis". Aplica-se à vida adulta, à formação e a cultura, à sociedade e ao universo espiritual da condição humana. A construção histórica deste mundo da cultura atinge o seuapogeu no momento em que se chega à idéia consciente de educação.
Nas origens da Filosofia, portanto, encontra-se um eixo cultural sobre a reflexão antropológica, o ser do homem e do mundo. Sócratesapresenta uma paidéia avançada com relação à paidéia sofista e às concepções da paidéia antiga, de cunho aristocrático e de formas eclético-religiosos. Com Sócrates amplia-se a reflexão racional sobre o...
tracking img