Pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A globalização Neste Final de Século XX

Fernanda Almeida (administração de Empresas/Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança), Uiara Venceslau (Orientadora).


Desafiando constantemente o tempo e a distância, cada vez mais o homem foi desenvolvendo artefatos mais sofisticados e permitindo que as trocas entre os grupos evoluíssem do nível local para o regional e, principalmente, seavolumassem as inter-regionais. É o crescimento desta última que caracteriza a nova ordem mundial neste final de século XX, denominada globalização. São os efeitos irreversíveis da tecnologia e os julgamentos e preferências dos consumidores em todas as partes do mundo moldando a economia global.
As causas da internacionalização do desenvolvimento econômico sob o regime capitalista, um dos aspectos daglobalização, já foram elucidadas por Marx e Engels há mais de um século. Eles enfatizavam que a exploração do mercado mundial internacionalizava a produção e o consumo de todos os países, o que resultaria numa dependência mútua das nações em lugar do isolamento. Embora se argumente a internacionalização de mercados tem sua origem no capitalismo, o comércio internacional não é exclusividade dos paísescapitalistas. Também para os países socialistas o comércio internacional vem se intensificando. Entretanto, mesmo nos países capitalistas o discurso vem mudando nas últimas décadas.
Apesar de a economia global não ser a única tendência que caracteriza a sociedade pós-capitalista, sugere-se que essa economia seja uma das reestruturações críticas pelas quais passa a sociedade neste final deséculo XX. De fato, os povos desejam se unir para comercializar mais livremente, embora desejem ser política e culturalmente independentes. Com as nações integrando-se a uma economia global, já não se está mais claro quem vai fazer o quê. Mergulha-se em uma redistribuição global do trabalho e da produção.
À medida que se aproxima o século XXI, aumenta a mobilidade da indústria, do investimento, deindivíduos e informações, permitindo que unidades econômicas viáveis em qualquer parte do mundo atraiam o que é necessário para o seu desenvolvimento. Entretanto, uma parte da redistribuição é a desindustrialização dos países desenvolvidos. Em um mundo cada vez mais interdependente, os países desenvolvidos têm de se relacionar com o Terceiro Mundo. Apenas com o desenvolvimento do Terceiro Mundo ohemisfério norte assegurará mercados seguros para os seus bens.
Paradoxalmente, parece que quanto maior a economia mundial mais poderosos são os seus protagonistas menores, ou seja, à medida que o mundo se integra economicamente, as suas partes componentes parecem se tornar mais numerosos, menores e mais importantes. De uma só vez, a economia global está crescendo enquanto o tamanho das partes pareceestar diminuindo.
Embora a sociedade pós-capitalista caracterize-se como uma economia global, três tendências distintas são reconhecidas. Primeiramente temos o internacionalismo de uma economia global, em que dinheiro e informação não têm pátria. Em segundo lugar temos o regionalismo com a formação dos blocos econômicos. E em terceiro temos o tribalismo, devido à necessidade das pessoas de criarraízes, do convívio comunitário, além de outros aspectos.
Vejamos que, ao mesmo tempo em que a tecnologia permite crescente mobilidade às pessoas, elas têm necessidade intrínseca de criar raízes para sentirem-se parte de uma comunidade. Porém, também almejam desfrutar de um mínimo de conforto, do qual uma parte pode estar relacionada com a riqueza gerada globalmente.
Qualquer que seja atecnologia, ela não tem valor em si mesma. Seu valor reside na possibilidade de que ela sustente o desenvolvimento econômico. Se de um lado pretende-se inserir uma nação no cenário global, resultando no acesso a outros mercados, de outro, os produtos dessa nação devem ser competitivos que depende essencialmente do desenvolvimento tecnológico.
Genericamente, sabe-se que a chave para o crescimento e o...
tracking img