Pai, projeto interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são os tributos que uma empresa optante pelo simples paga (pequena empresa, E.P. P, ETEC). E uma empresa sem fins lucrativos?

O Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuiçõesdas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples) é um regime tributário diferenciado, aplicável às pessoas jurídicas consideradas como microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).Todas as empresas pagam impostos que incidem sobre as vendas, o lucro, sobre a folha de pagamento (salários) e diversas taxas para a abertura e seu funcionamento.
Os principais impostos que uma empresapaga é: PIS (programa de integração social), CONFIS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o LucroLíquido), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), ISS (Imposto Sobre Serviço), além desses tem os encargos que são a contribuição para o INSS e o FGTS.Independente de qual atividade a empresa pagará 8% sobre as remunerações (FGTS).
PIS, CONFINS, IRPJ, CSLL, IPI, ICMS, ISS, INSS- esse conjunto é substituído pelo simples, na pratica as empresas que pagame são optante pelo simples recolhem em uma única via todos esses impostos e recolhem separadamente o fundo de garantia, se a empresa é optante pelo simples tem duas guias de impostos, uma que é dosimples e que concentra todos aqueles impostos e a outra com o fundo de garantia.
Ao realizar uma atividade de comércio a empresa pagará uma alíquota de 4% a 11,61% essa variação depende do volume dofaturamento acumulado referente aos 12 últimos meses da sua empresa, a tabela do simples vai de Zero até 12.400.000,00. Na indústria em torno de 4,5% a 12,11%, depende do tipo de serviço prestado aempresa pagará em torno de 4,5% a 27,90%.
A empresa sem fins lucrativos fica imune em relação ao ICMS que incide sobre a comercialização de bens por elas produzidos. Em relação às contribuições...
tracking img