Pai dos pobres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato deGetúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
Durante o período do Estado Novo, o DIP (Ver Departamento de Imprensa e Propaganda), aparelho de publicidade da Era Vargas, dirigidopor Lourival Fontes, referia-se a Getúlio Vargas como O pai dos pobres, implantando na população brasileira o 'culto à personalidade' do presidente.
Entre 1937 até 1945, Vargas criou um programachamado pelos seus adversários populista, pois os direitos dos trabalhadores passaram a ser amparados pela lei. Foi implementada também, pela primeira vez no Brasil, uma visão dos direitos sociais dasclasses menos favorecidas.
Existiu, na história do Brasil, um outro "Pai dos Pobres": o governador da Capitania de Minas Gerais Luís Diogo Lobo da Silva.
Ele liderou a Revolução de 1930 que acabou coma República velha. Foi governador do Rio Grande do Sul e havia se candidatado a presidente contra o candidato do governo Júlio Prestes, perdeu porque na Repúblia Velha as eleições eram fraudadas, maspraticamente todo o país aderiu a revolução, e o governo caiu. No seu governo criou a legislação trabalhista que dava direito a férias, o indispensável salário mínimo e aposentadoria. Durante o EstadoNovo houve a criação da Siderúrgica Volta Redonda, que modernizou o país. O parque industrial se desenvolveu, mas é claro, houve perseguição de adversários políticos. Em 1945 foi deposto pelos mesmosmilitares que o haviam colocado no poder. Seu prestígio era tão grande entre os trabalhadores que foi reeleito exerceu governo democrático. Suicidou-se em 24 de agosto de 1954. Sua morte causou tãogrande comoção que seus adversários não conseguiram executa o projeto de tomar o poder.

"Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar...
tracking img