Pagerank

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo Hugen Panata

PAGERANK – Aplicação de autovalores e autovalores

Florianópolis, 2 de Julho de 2011
1. O que é PageRank?

PageRank é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. Oalgoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento E é chamado PageRank de E e notado como PR(E).
Suas propriedades são muito discutidas por especialistas em otimização dos motores de busca (SEO, sigla em inglês para search engine optimization).
O processo do PageRank foi patenteado pela Universidade deStanford nos Estados Unidos da América sob o número 6.285.999. Somente o nome PageRank™ é uma marca registrada do Google.
O Google mantém uma lista de bilhões de páginas em ordem de importância, isto é, cada página tem sua importância na Internet como um todo; esse Banco de Páginas mantém desde a página mais importante do mundo até a menos importante. Essa importância se dá pelo número de votos que uma páginarecebe. Um voto é um link em qualquer lugar da Internet para aquela página. Votos de páginas mais importantes valem mais do que votos de páginas menos importantes.
Esse critério de ordenação das páginas, de acordo com várias pessoas, é bastante democrático, refletindo o que a "Internet pensa" sobre determinado termo. Lembre-se que cerca de dez bilhões de páginas são levadas em conta.A qualidade das páginas mais importantes são naturalmente garantidas, classificadas e eleitas pela própria Internet. Além de todas as páginas terem a mesma condição de subir nessa lista, conquistando votos pela Internet afora.
Uma boa unidade de medida para definir o PageRank de uma página pode ser a percentagem (%) de páginas que ela é mais importante. Por exemplo, se uma página tem PageRank de 33% significaque ela é mais importante que um terço de toda a Internet. Se o seu PageRank é 99% significa que ela é superior a quase todas as páginas da Internet.
Na verdade há dois PageRanks, um que aparece na barra de ferramentas do Google e outro que é o PageRank real.

2.1 O PageRank da barra de ferramentas
O que aparece na barra de ferramentas do Google é em outras palavras uma nota de 0 a 10 queum site tem de acordo com o algoritmo do Google. Um site mais relevante, portanto, deverá ter PageRank 10 enquanto o site mais irrelevante, PageRank 0.
Esse PageRank é apenas um número que vai de 0 a 10 e é atualizado apenas de três em três meses, em média. Por isso, o número que aparece ali na barra está muitas vezes defasado.
Lembre-se que esse PageRank também pode ser manipulado manualmente,por conta de interesses comerciais do Google. Ele é “a visão do Google em relação a uma página web”, o que abre margem para que se dê essa alteração.
Muito SEO Black hat usa esse PageRank para vender e comprar links em um site (afinal, bem ou mal, ele revela algo próximo da realidade), porque teoricamente um site com maior PageRank irá transferir sua relevância para o site linkado) e quando omecanismo identifica essa prática (que procura manipular os resultados) tende a zerar o PageRank para evitar essa prática desleal de concorrência.
2.2 O PageRank real
O PageRank nada mais é que o coração do Google.
É o algoritmo que determina se um site aparece em primeiro lugar, segundo, terceiro e assim por diante. A idéia básica do Google é ser um sistema que possa classificar todas aspáginas existentes na web e assim trazer como resultado, ao se pesquisar uma palavra-chave, o que seria o resultado mais relevante segundo uma série de cálculos e fatores.
O conceito básico do PageRank é o mesmo de artigos acadêmicos: ele considera que cada link que uma página recebe (ou dá) é um voto de qualidade, assim como nos meios acadêmicos a relevância de um profissional se dá pelo...
tracking img