Pagani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SATC
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL

ALEXANDRE PAGANI
FRANCISCO HOBOLD
KAMILA BENEDET SALVALAIO
EVERTON ESPANHOL ANTUNES

CABOS DE AÇO

CRICIÚMA, MARÇO DE 2012.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3
2 - CABOS DE AÇO 4
3 - LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO 5
4 - TENSÃO DOS CABOS 5
5 - CRITÉRIOS DE CONDENAÇÃO DE CABOS DE TRAÇÃO 5
6 - CABO DE AÇO - TIPOS DE ALMA E CONSTRUÇÕES 5
7 -RECOMENDAÇÕES DE USO 5
8 - INSPEÇÕES NO CABO DE AÇO 5
8.1 - Inspeção frequente 5
8.2 - Inspeção periódica 5
9 - TIPOS DE CABOS 5
10- REFERÊNCIAS 5

1 - INTRODUÇÃO
Cabo de aço é um tipo de corda feita de vários arames de aço enrolados em forma de hélice. Quando foi inventado, era comum a utilização de ferro forjado na fabricação destes arames, porém nos dias de hoje o aço é o materialutilizado para a fabricação deste produto. Historicamente, o cabo de aço evoluiu das correntes de aço, uma vez que as mesmas apresentaram falhas para diversas utilizações.
A flexibilidade do cabo de aço faz com que ele se torne peça essencial para a funcionalidade de guindastes e elevadores, assim como seu uso em gruas, e principalmente em sistemas de elevação de cargas.

2 - CABOS DE AÇO

Oscabos de aço de tração para elevadores são cabos especiais, fabricados para este fim, e são construídos com a designação 6x19 ou 8x19 “Seale”, ou seja, são compostos por seis ou oito pernas/tranças de dezenove fios cada. Estes cabos possuem, ainda, uma alma de fibra natural identificada pela sigla AF, ou então, uma alma de aço formada por uma perna identificada como AA. O tipo mais usado é o com almade fibra natural. Os diâmetros mais comuns em elevadores são os seguintes: 3/8” (9,5 mm), 1/2" (13 mm), 5/8” (16 mm). Diâmetros maiores que estes somente em aplicações especiais.

As últimas normas da ABNT que tratam sobre inspeção de elevadores são as NB 129/130:55, datadas de 1955. A ABNT está em processo de revisão e atualização destas normas, o que certamente definirá os procedimentos deinspeção e avaliação de cabos de aço de tração. No município do Rio de Janeiro, a G.E.M. (Gerência de Engenharia Mecânica – Rio Luz), órgão da Prefeitura, estabeleceu de forma pioneira, critérios próprios de inspeção da manutenção de elevadores e, em particular, mencionamos a instrução que versa sobre os critérios de inspeção de cabos de aço de tração.

3 - LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO

Os cabos deaço de tração devem ser mantidos limpos e lubrificados. A alma de fibra natural dos cabos novos vem impregnada de óleo, o que preserva os mesmos durante o período de armazenagem, garante a lubrificação necessária durante certo tempo de funcionamento do elevador e protege contra a corrosão. A manutenção preventiva deverá verificar quando a lubrificação deverá ser renovada.
Cabos de tração limpose com a lubrificação adequada previnem o desgaste prematuro dos mesmos e dos gornes da polia, evitando gastos significativos com a sua substituição. Para que a inspeção dos cabos de aço de tração possa ser feita corretamente, é imprescindível que os mesmos estejam limpos, sem borra (mistura de poeira e óleo) e incrustações. Existem lubrificantes especialmente desenvolvidos para cabos de tração esua aplicação deverá ser superficial, evitando o excesso que pode causar deslizamento. Os fabricantes dos cabos de tração poderão indicar os lubrificantes adequados e os métodos para a sua aplicação.

4 - TENSÃO DOS CABOS

A regulagem da tensão dos cabos de tração é muito importante para que seja obtida uma maior durabilidade dos cabos e da polia, uma melhora na qualidade de deslocamento(viagem do elevador), atendendo os fatores de segurança e reduzindo custos. Durante a instalação, os cabos de tração precisam ser ajustados de forma que a carga total seja dividida igualmente para cada cabo. Havendo variação na tensão dos cabos, é óbvio que a durabilidade ideal não será alcançada, assim como uns cabos irão trabalhar mais que outros, e que os cabos sob maior carga irão se danificar...
tracking img