pafdree

485 palavras 2 páginas
estudo de caso refente a Tubaínas Qualitas, produtora refrigerantes de segunda- linha, apresenta um cotidiano das grandes empresas a capacidade de inovar, de se reinventar e de criar novas oportunidades passou a ter um caráter fundamental no desenvolvimento e sobrevivência das empresas. A atitude inovadora alavanca o desenvolvimento de novos negócios e gera ganhos expressivos de competitividade. Nesse caso a empresa verificou porção do mercado disponível, que representa uma fração do mercado total e que é também compatível com sua capacidade de criar, produzir e vender novos produtos.
A estratégia estabelecida foi a introdução dos sabores de laranja, uva e limão, que segundo um estudo realizado era um mercado disponível, que possuía boa demanda no mercado de refrigerantes, apesar dos sabores de cola e de guaraná gerarem altas margens de lucro, essa inovação aumentaria sua participação no mercado e geraria margens maiores, caso confirmada esta expectativa. Após reunião com os gestor de produção a foi decidido que seria utilizada a mesma planta para produção dos novos sabores, fazendo apenas setup das máquinas para adptar as embalagens sugerida pelo marketing para os novos refrigerantes.
Contudo, dois anos após o lançamento, observou-se que o resultado financeiro caiu de 25% de anos anteriores a menos da metade desse valor (12,11%), o que nos leva a acreditar que houve falta de um estudo mais profundo e menos arbitrário na gestão do custo risco e benefício.
Decisões que podem ser tomadas baseados no custeio por atividade
O custeio Baseado na atividade, por ser um método de custeio que exigi melhor alocação dos custos indiretos,ou seja, identificação clara, objetiva e direta de certos itens de custos com certas atividades permite melhor visualização de cenários futuros e contribui para decisões dos gestores quando ele planeja a diversificação de produtos. Fato observado consultor contratado, como deficiente no planejamento na da Tubaínas Qualitas, a empresa

Relacionados