paes urdanetta

2294 palavras 10 páginas
Ciclo Hierárquico da Informação de "Paes Urdanetta" Dados, informação e conhecimento: conceitos que se completam.

Dados são segundo Davenport “observações sobre o estado do mundo”, pois são os fatos brutos quantificáveis facilmente estruturados e transferíveis, podendo ser observados e determinados pelas pessoas ou através de uma tecnologia apropriada. Urdanetta define dado como a “informação como matéria”, como por exemplo, registros simbólicos fonéticos ou numéricos ou signos linguísticos, lógicos ou matemáticos por meio dos quais se representam os conceitos ou as instruções. A informação, porém em um estágio com menos significado, não se referindo a dados como sendo somente afirmações verdadeiras ou falsas.

Informação é um conjunto de dados que, quando fornecido de forma um tempo adequado, ele conduz a o indivíduo conhecimento que ficando mais fácil para desenvolver determinada atividade ou a tomar determinada decisão. A informação não solução para um antigo problema de como se orientar em meio ao caos que chamamos de mundo e lidarmos com ele. Neste caso, a informação é desprovida de significado e vale pouco, com o que complementa Urdanetta ao afirmar que, quando falamos de informação, falamos de “informação como significado”, ou seja, do ordenamento dos dados em função da obtenção de um sentido conhecidamente relevante, com o que concorda Davenport, ao afirmar que informações são dados dotados de relevância e propósito, além de exigir um consenso em relação ao significado. Esse mesmo autor complementa com a assertiva de que, ao contrário dos dados, a informação exige análise.

Conhecimento se dá pelo processo de introspecção e maturação da informação assimilada pelo indivíduo, com o que complementa Urdanetta ele é o produto da informação identificada pelo indivíduo, da experiência, de sua análise, criatividade, inovação, do estudo e das pesquisas. ao afirmar que o conhecimento é a “informação como compreensão”, são aquelas informações

Relacionados