Padronização 2

952 palavras 4 páginas
1. OBJETIVO: Este relatório tem como objetivo a padronização em 10 mL de HCl **** usando o padrão secundário de NaOH 0,1803 mol/L já padronizado em aulas anteriores. Indicador: Fenolftaleína.

2. INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por solução titulada. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores.
Soluções ± padrão são soluções de concentração, rigorosamente conhecida, que podem ser preparadas por dois processos diferentes, conforme se dispõe ou não de uma substância primária/padrão. Muitos reagentes usados como titulantes não estão disponíveis como padrões primários. Nestas circunstâncias, usa-se uma solução contendo aproximadamente a concentração desejada para titular (1) uma quantidade pesada de padrão primário, (2) uma quantidade pesada de um padrão secundário ou (3) um volume medido de outra solução padrão primário, através de um procedimento denominado padronização. Um titulante que é padronizado contra um padrão secundário ou outra solução padrão é, às vezes, denominado solução padrão secundário.

1. DISCUSSÕES E RESULTADOS

1.1. DISCUSSÕES
1.1.1. Solução Padrão Secundária São substâncias que tem sua concentração determinada por análise química e também são utilizadas como referência em análises volumétricas. Quando não há disponível um padrão primário. Usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário. Padronização é a titulação realizada para determinar a

Relacionados