padroes redes locais atividade supervisionada2015

333 palavras 2 páginas
CABEAMENTO ESTRUTURADO E REDES LOCAIS VIRTUAIS (VLANs)
Seguindo a organização prevista pela norma NBR-14565 de Cabeamento Estruturado e usando o software Cisco
Packet Tracer (disponível no AVA) crie o seguinte Cenário de Redes conforme descrito abaixo:
Em um campus universitário há um Centro de Tecnologia (CT) composto de 5 Blocos: A, B, C, D e E. Os blocos A e C possuem 3 (três) pavimentos de 30 m2 cada. Os blocos B e D possuem 2 (dois) pavimentos de 50 m2 cada. O bloco E possui 4 (quatro) pavimentos 80 m2 cada. A figura abaixo ilustra a disposição de pavimentos e metragem dos mesmos:

Para cada pavimento utilize um Switch 2950-24 como Distribuidor de Piso (FD) de onde partirá o Cabeamento
Horizontal até as Tomadas de Telecomunicação (TO) a fim de conectar a quantidade mínima de Áreas de Trabalho
(ATR), conforme o número mínimo de ATR prevista na norma NBR 14565 (consulte material de aula para calcular o número de ATR por pavimento a serem representadas). Considere que cada ATR possui 2 (dois) computadores conectados ao Switch 2950-24 [Distribuidor de Piso (FD)] de cada pavimento.
No 1º pavimento de cada bloco há uma Sala de Equipamentos onde deve-se utilizar um Switch 2950T-24 como
Distribuidor de Backbone do Edifício que se interconecta com os Switches 2950-24 de cada pavimento por bloco formando o Backbone de Edifício.
Os cursos de Engenharia, Medicina, Farmácia e Arquitetura estão distribuídos nos pavimentos dos blocos da seguinte forma: Seguindo a distribuição de Cursos por Pavimento, interconecte os Switches 2950T-24 de cada bloco entre si, ligação em série: Sw_A  Sw_B  Sw_C  Sw_D  Sw_E sem formar loop e utilize o recurso de VLANs para configurar todos os Switches [Distribuidores de Piso (FD) e Distribuidores de Edifício (BD)] no cenário de redes e permitir a comunicação entre os computadores de cada curso.

TODOS OS COMPUTADORES DEVEM SER CONFIGURADOS COM ENDEREÇOS IP DA REDE 10.0.0.0/8
Ao finalizar encaminhe o arquivo .pkt salvo pelo Packet Tracer.

Relacionados