Padroes de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Software

Introdução ao Design Patterns Prof. Fábio Lúcio Meira

Design Patterns


Como surgiram?


O uso da orientação a objetos oferece uma gama de vantagens, comoreusabilidade, polimorfismo e encapsulamento dos métodos e atributos. A UML surge como uma linguagem padrão para a modelagem de sistemas orientados a objetos, como uma resposta ao sem número de métodos quesurgiam por todo mundo.



Design Patterns


Como surgiram?


Porém, a UML não soluciona problemas de implementação. Não é seu propósito identificar padrões de implementação, mas sim,oferecer suporte para a definição dos modelos arquiteturais. Mas como tratar problemas que ocorrem frequentemente no processo de desenvolvimento de software OO?



Design Patterns


Resp:Especificando Padrões de Projetos (Design Patterns)


Uma das primeiras propostas de solução padronizada que surgiu para o desenvolvimento orientado a objetos foi o artigo de Krasner e Pope, de 1988,que introduz o padrão MVC (Model, View, Control) de desenvolvimento de software.

Design Patterns


O Padrão MVC


O padrão MVC de desenvolvimento busca atribuir responsabilidadesespecíficas às camadas, facilitando o processo de implementação e incrementando a reusabilidade, permitindo a criação de componentes de forma padronizada.

Design Patterns


Os Padrões de Projetos
–Porém, somente o padrão MVC não é suficiente para atender às principais demandas de implementação de software OO. Em geral, a maioria dos softwares demandam soluções arquiteturais semelhantes. Em1994, quatro autores (Gamma, Helm, Johnson e Vissides, com o suporte do Papa da modelagem, Boch) lançam o famoso livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software.



DesignPatterns


Os Padrões de Projetos


Como é possível observar pelo próprio título do livro, o principal objetivo do uso de Padrões é incrementar a Reusabilidade de componentes e códigos no...
tracking img