Padrao h.323

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O padrão H.323 é uma recomendação da União Internacional de Telecomunicações (organismo que define padrões para comunicações multimídia para redes locais de computadores). Estas redes incluem TCP/IP e IPX em cima de Ethernet, Fast Ethernet e Token Ring. Ele provê uma base tecnológica para comunicações de dados, áudio e vídeo, para redes baseadas no protocolo IP. Conhecido como H.32X, esta sérieinclui especificações H.320 e H.324, para comunicações ISDN e de PSTN, respectivamente. O H.323 permite também que produtos de multimídia e aplicações de fabricantes diferentes possam interoperar de forma eficiente e que os usuários possam se comunicar sem preocupação com velocidade da rede.

A recomendação H.323 tem como uma de suas características a flexibilidade, pois pode ser aplicada tanto avoz, quanto a vídeo conferência multimídia, entre outros. Sua arquitetura passa por várias camadas do modelo OSI, sendo chamada por muitos de modelo guarda-chuva. Aplicações H.323 estão se tornando populares no mercado corporativo por várias razões, dentre elas podemos citar: O H.323 define padrões de multimídia para uma infraestrutura existente, além de ser projetada para compensar o efeito delatência em LANs, permitindo para que os clientes possam usar aplicações de multimídia sem mudar a infra-estrutura de redes. As redes baseadas em IP estão ficando mais poderosos, além da largura de banda para redes com arquitetura Ethernet estarem migrando de 10 Mbps para 100 Mbps, e a Gigabit Ethernet está fazendo progressos no mercado. PCs estão se tornando plataformas de multimídia maispoderosas devido a processadores mais rápidos, conjunto específicos de instrução e chips aceleradores multimídia poderosos. H.323 provê padrões de interoperabilidade entre LANs e outras redes. O fluxo de dados em redes pode ser administrado. Com o H.323, o gerente de rede pode restringir a quantia de largura de banda disponível para conferências. O suporte a comunicação Multicast também reduz exigênciasde largura de banda. A especificação H.323 tem o apoio de muitas empresas de comunicações e organizações, incluindo Intel, Microsoft, Cisco e IBM. Os esforços destas companhias estão gerando um nível mais alto de consciência no mercado.

Padrão H.323

Osmar Cesar P. de Albuquerque

A Recomendação H.323 cobre as exigências técnicas para serviços de comunicações de áudio e vídeos em redes quenão provêem uma garantia de Qualidade de Serviço (QoS). Referências H.323 a especificação T.120 habilitam conferências que incluem uma capacidade de dados específica. O âmbito de H.323 não inclui a própria rede ou a camada de transporte que, pode ser usada para conectar várias redes com os seguintes benefícios: Padrões de Codec H.323 estabelece padrões para compressão e descompressão de dados deáudio (G.711, G.7.22, G.723, G.728 e G.729) e vídeo (H.261 e H.263), assegurando que equipamentos de fabricantes diferentes tenham uma área de apoio comum; Interoperabilidade Usuários necessitam se comunicar sem se preocupar com a velocidade. Além de assegurar que o receptor pode descompressar a informação, o padrão H.323 estabelece métodos para que os clientes que recebem os dados possam secomunicar equalizando velocidades com o remetente. O padrão também estabelece ligação de chamada comum e protocolos de controle; Independência entre Redes O H.323 é projetado para rodar em cima de arquiteturas de redes comuns. Como a tecnologia de redes evolui, e como técnicas de administração de largura de banda melhoram, as soluções baseadas no H323 poderão tirar proveito dessas velocidades aumentadas.Independência de Plataforma e Aplicação O H.323 não está amarrado a um hardware ou sistema operacional. As plataformas H.323 estarão disponíveis em muitos tamanhos e formas, incluindo computadores pessoais habilitados para vídeo conferência, plataformas dedicadas e TVs a cabo; Suporte Multiponto Embora o H.323 possa apoiar conferências de três ou mais usuários sem requerer uma unidade de...
tracking img