Padrões de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Resumo Padrões de Projeto (Design Patterns)...................................... 2 História ..................................................................................................... 2 Principais propriedades dos padrões de projetos ................................. 3 Benefícios ..................................................................................................3 Quando e como utilizar padrões de projetos ......................................... 3 Os componentes de um padrão de projeto ............................................ 4 Os principais tipos de padrões de projetos ............................................ 4 Encapsulamento (escondendo os dados) ................................................ 7 Derivação de classes (herança)................................................................ 7 Classificação dos 23 padrões GoF ........................................................... 8 Exemplos .................................................................................................... 9 Conclusão do Exemplo ............................................................................. 11

1

Resumo
Padrões de projetossão soluções para problemas que alguém um dia teve e resolveu aplicando um modelo que foi documentado e que você pode adaptar integralmente ou de acordo com necessidade de sua solução. Estes modelos oferecem uma maior coesão e da redução da complexidade e do acoplamento entre os elementos que integram o pedido, uma vez que usar de forma eficiente a orientação a objetos conceitos. Assim, a correctaaplicação de padrões de projeto, melhora a qualidade, flexibilidade e facilidade de manutenção do software. Além disso, facilitar a vários as tarefas dos desenvolvedores, porque eles são soluções eficazes para problemas conhecidos. A padrões de projeto são classificados como de criação, estruturais e comportamentais.

Histórico
O conceito de padrão de projeto foi criado na década de 70 peloarquiteto, Cristopher Alexander (Viena, 4 de outubro de 1936) é um arquiteto e matemático e urbanista da Áustria. É professor-emeritus da Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi um dos críticos da arquitetura moderna apontando a desagregação social causada por ela. Seus estudos contribuíram para a utilização de padrões geométricos e matemáticos no urbanismo e arquitetura. Em 1987, a partir dosconceitos criados por Alexander, os programadores Kent Beck e Ward Cunningham propuseram os primeiros padrões de projeto para a área da ciência da computação. Em um trabalho para a conferência OOPSLA, eles apresentaram alguns padrões para a construção de janelas na linguagem Smalltalk. Nos anos seguintes Beck, Cunningham e outros seguiram com o desenvolvimento destas idéias. O movimento ao redor depadrões de projeto ganhou popularidade com o livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, publicado em 1995. Os autores desse livro são Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Posteriormente, vários outros livros do estilo foram publicados, como Applying UML and Patterns: AnIntroduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development, que introduziu um conjunto de padrões conhecidos como GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns)
2

Padrões de Projeto - Design Patterns

1-Principais propriedades dos padrões de projetos
a- capturam o conhecimento e a experiência de especialistas em projeto de software. b- especificam abstrações queestão acima do nível de classes ou objetos isolados ou de componentes. c- definem um vocabulário comum para a discussão de problemas e soluções de projeto. d- facilitam a documentação e manutenção da arquitetura do software. e- auxiliam o projeto de uma arquitetura com determinadas propriedades. f- auxiliam o projeto de arquiteturas mais complexas.

1.1 Benefícios:

Dentre os principais...
tracking img