Padrão para levantamento de requisitos de negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUÇÃO DE TRABALHO

TÍTULO: Padrão para Levantamento de Requisitos de Negócio UO ELABORADORA:
SEDES

NÚMERO: 9999

1- ALTERAÇÕES

Revisão Alterações
00 Emissão inicial

2- OBJETIVOS
Este documento tem por objetivo definir o padrão utilizado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN) na elaboração de requisitos de negócio.

3- CAMPO DE APLICAÇÃO

Aplica-se a SEDES.4- REFERÊNCIAS

5- DEFINIÇÕES
O processo de engenharia de requisitos proposto pela Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas adotada em Bio-Manguinhos realiza o levantamento e identificação dos requisitos através de duas etapas.
Durante a etapa de Levantamento de Requisitos de Negócios, o analista deverá elicitar os requisitos funcionais a partir das atividades constantes nos modelos deprocesso de negócio da área. Estes requisitos, denominados requisitos de negócio, descrevem funcionalidades de sistema que apóiam o usuário na execução de suas atividades. Eles deverão ser identificados e descritos nos modelos de processo de negócio existentes da ferramenta ARIS, através do objeto de Função de TI (IT Function) e deverão possuir os atributos de nome (Name) e descrição(Description/Definition) preenchidos.

A nomeação e descrição dos requisitos de negócio deverão garantir o entendimento pelo analista de negócio, analista de sistema e os usuários do sistema. De forma a facilitar esta compreensão por diferentes atores, é apresentado um padrão que busca unificar a linguagem utilizada para descrição dos requisitos de negócio.

6- SIGLAS

TI Tecnologia da Informação
DITINDivisão da Tecnologia da Informação
SEDES Setor de Desenvolvimento de Sistemas
IT Funcion Funcionalidade de Sistema


7- PRÉ-REQUISITOS

7.1- Materiais

8- PROCEDIMENTO

8.1- Nomenclaturas dos Requisitos de Negócios
A nomenclatura dos requisitos de negócio deverá possuir a seguinte estrutura:
(Verbo) + (objeto) + [restante da frase]

Os seguintes verbos devem ser utilizados:Anexar – é uma ação executada pelo usuário com o objetivo de anexar arquivos (informações não estruturadas) que devem ser associados a um determinado registro.

Aprovar – é uma ação executada por um usuário autorizado, conforme uma hierarquia organizacional ou permissão de sistema que deve ser definida, com o objetivo de aprovar um documento ou a execução de determinado procedimento.

Ativar – éuma ação executada pelo usuário com o objetivo de tornar um registro ou funcionalidade disponível para operação e alteração no sistema.

Atualizar – é uma ação executada pelo usuário com o objetivo de atualizar ou alterar informações registradas anteriormente.

Cancelar – é uma ação executada pelo usuário com o objetivo de reverter uma ação realizada anteriormente no sistema.

Buscar – éuma ação executada pelo usuário com o objetivo de, através de mecanismos de busca e filtro de informações, buscar uma informação registrada, anteriormente. A busca pode ter a finalidade de, simplesmente, consultar a informação ou de buscar registro anterior para dar continuidade a uma etapa do processo.

Emitir – é uma ação executada pelo usuário com objetivo de visualizar dados. Inclui-se nestecaso a impressão destes dados e a geração em formato eletrônico externo ao sistema.

Encaminhar – é uma ação executada pelo usuário ou disparada pelo sistema, com o objetivo de direcionar um registro eletrônico para um componente específico do sistema ou usuário. Este verbo normalmente caracteriza um fluxo de trabalho que é representado através do sistema.

Excluir - é uma ação executada pelousuário com o objetivo de apagar um registro e todo o seu histórico do sistema.

Exportar – é uma função que tem por objetivo suportar a troca de informações entre sistemas e que indica que a informação é gerada no próprio sistema (sistema de origem). Esta função pode disparar alguma ação no sistema destino.

Gerar – é uma função disparada pelo usuário ou efetuada pelo sistema, com o intuito...
tracking img