Padoxos organizacionais

367 palavras 2 páginas
PARADOXOS ORGANIZACIONAIS, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA NA SOUZA CRUZ.
Estudo onde se analisar as mudanças na área de RH. Estas mudanças trazem a tona uma questão interessante que é o paradoxo entre o discurso e pratica. Muitas empresas fazem um novo planejamento de atuação na área de RH, mas este planejamento fica muito viável nos planos, quando na verdade na pratica muitas coisas não acontecem de fato, gerando uma expectativa e posteriormente uma frustração. Muitas vezes só a implantação da tecnologia não é suficiente, é necessário trabalhar a questão da autonomia do funcionário, ele muitas vezes não está preparado para isso.
No caso estudado ouve um estimulo, o sistema foi implantado aos poucos, fazendo com que todos pudessem absorver as informações ao seu tempo. A implantação também foi muito importante por que deus condições para os funcionários do RH, pudessem se concentrar em assuntos mais pertinentes como o dialogo para uma gestão mais próxima.

Pontos importantes: * A empresa possui cerca de 4.700 funcionários espalhados pelo Brasil, o que dificultava a administração. * A empresa possui uma estrutura organizacional com grande dispersão. * A Central da administração em SP e RJ, pequenas unidades de adm espalhadas pelo Brasil. * A estrutura do RH era centralizada nestas capitais RJ e SP * A política de definição era feitas na matriz, mas cada unidade possuía uma pequena estrutura de RH. * O controle de todas as informações era manual * Com a implantação do projeto, criou-se um sistema interativo de RH “auto-atendimento”, como a URA (unidade de resposta audível) e o SAF (serviço de atendimento ao funcionário). A partir daí os funcionários possuíam acesso às informações do RH, fazendo com que ela se tornasse menos centralizada. Ex. os funcionários podem solicitar férias ao chefe direto e este de acordo com a demanda da equipe autoriza ou não. Antes este processo era extremamente demorado, o funcionário pedia a seu chefe que

Relacionados

  • QUESTION RIO
    1994 palavras | 8 páginas