Pacto colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pacto Colonial
Por ser uma colônia, o Brasil estava submetido ao pacto colonial português, também chamado exclusivo comercial metropolitano, que foi um sistema pelo qual os países da Europa quepossuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativas dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.
O pactocolonial inclui obediência política, ou seja, as leis a serem obedecidas deviam ser as mesmas leis (ou adaptadas) da metrópole correspondente à colônia.O objetivo das autoridades reais era garantir queas atividades econômicas da colônia gerassem lucros para a metrópole.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_Colonial

Ficou conhecida como Pacto Colonial a relação comercial entre a colônia e suametrópole, durante a colonização da América do Sul. Este pacto garantia a exclusividade dos colonizadores sobre todas as riquezas encontradas ou produzidas nas colônias.
Fonte(s):http://www.infoescola.com/historia/pacto…

ABSOLUTISMO

• Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja elejudicial, legislativo, religioso ou eleitoral. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes. Esta idéia temsido algumas vezes confundida com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus,defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Absolutismo

O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrartodos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública.
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejatrono.htm

QUINTO

O Quinto era um imposto...
tracking img