Pacto andino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é:
O Pacto Andino atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste blocoeconômico fica na cidade de Lima (capital do Peru). Foi criado por meio do acordo de Cartagena que visa acelerar o desenvolvimento dos países membros através da integração econômica e social.
Fazemparte deste bloco econômico os seguintes países: 
- Bolívia
- Peru
- Equador 
- Colômbia
Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai eUruguai).
Principais objetivos do Pacto Andino:
- Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira deIdentidade do seu país.
- Possibilitar a integração econômica e cultural entre os países membros;
- Representar os interesses dos países membros em acordos com outros blocos econômicos ouorganizações internacionais;
- Emissão do Passaporte Andino.
Estágio atual:
Atualmente o bloco se encontra no seu terceiro estágio, Zona Aduaneira, que consiste em abrir mercados interno e regulamentar o seucomércio de bens com nações externas, já funcionando como um bloco econômico em formação.

Representação na economia local:
A influência deste bloco econômico na economia brasileira e no resto domundo é sentida por meio dos efeitos que acordos deste tipo podem ter sobre o nível de bem-estar mundial. A principal preocupação reside nos rumos que as trocas internacionais tomam, dado o possívelefeito de desvio de comércio e o aumento do poder de mercado inerente aos blocos econômicos. O desvio de comércio representa um efeito negativo sobre o bem-estar mundial, pois implica que os paísesmembros do bloco econômico substituíram importações do resto do mundo (mais baratas) por importações (mais caras) dos parceiros comerciais, devido ao tratamento tarifário especial reservado aos...
tracking img