Pacientes na uti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paciente na Terapia Intensiva (UTI)
‘‘O Direito de viver é um direito natural do Ser Humano’’


A UTI é um ambiente diferenciado que visa a manutenção da vida e recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento mais intensivo do seu estado de doença. Tem uma série de recursos tecnológicos, muitos aparelhos ligados ao paciente, os exames de laboratório são frequentes e aavaliação clínica é constante. A equipe de saúde está próxima e sempre alerta para qualquer necessidade.
É de grande importância para a pessoa internada, de modo a não perder o contato familiar, ter notícias das coisas que o são importantes, receber carinho e apoio que geram conforto físico e emocional.
O Paciente
O paciente pode estar com a fisionomia diferente. Pode estar inchado, com tubosfixados em seu rosto e corpo. Estará deitado em uma cama com aparelhos ligados a fios. Você pode segurar as mãos e conversar com ele mesmo que ele esteja aparentemente dormindo e não conseguir responder.
http://www.hu.ufsc.br/uti/paciente.html

Abordagem ao paciente no cenário de tratamento intensivo
Os objetos da Terapia Intensiva são para reduzir a morbidade e a mortalidade, manter afunção orgânica e restaurar a saúde. A medicina intensiva não se limita especificamente a uma população, doença, diagnóstico ou sistema orgânico.
Livro: Cecil Medicina – Goldman Ausiello

* Sofrimento, expressão frequente de medo, agitação.
* Taquicardia, hipertensão, sudorese intensa.
* Pode manifestar dor, inquietação e descoordenação com a ventilação mecânica.
* Queixasfrequentes dos pacientes, algumas vezes de difícil interpretação.
O ambiente estressante que envolve a UTI é um fator importante a ser considerado (barulho excessivo, privação de sono, procedimentos dolorosos, ventilação mecânica, medicamentos, antecipação de cirurgia, medo).
A ventilação mecânica pode contribuir especialmente em estados de baixo volume corrente (hipercapnia - aumento do gáscarbônico no sangue arterial).
* Explicar antecipadamente os eventos, os procedimentos e a condição atual para o paciente.
* O delírio prolonga a permanência da UTI e contribui para a morbi-mortalidade.
Diagnóstico diferencial: ansiedade, depressão, psicose, tratamento com neuroléptico, síndrome neuroléptica maligna.
* Depressão: queixas de infelicidade, perda do sentido da vida, faltade esperança, ausência de planos para o futuro, culpa; os pacientes da UTI, independente da sintomatologia. Pouco interesse sobre sua saúde, sobre o plano terapêutico ou em atividades físicas e mentais; pode não se dispor a cooperar, recusar terapêutica ou discutir com familiares.
* Ideias suicidas e perda da autoestima.
* 10-40% dos pacientes graves hospitalizados apresentamdepressão.
Livro: Fundamentos da Terapia Intensiva – Darryl Y. Sue e Janine Vintch

Atender pacientes em situações de emergência requer calma, conhecimento, treinamento e experiência. É importante ressaltar que nos minutos em que o paciente chega ao pronto socorro identifica-se um paciente potencialmente grave, colher uma historia direcionada a fazer um exame físico mínimo são decisivos para se obter umdiagnostico correto. Tais exames, procedimentos e atos interferem inicialmente do paciente tanto psicologicamente e emocionalmente como fisicamente; é todo uma etapa na UTI.
As consequências estão por todos os lados começando a partir do momento em que o paciente entra em estado crítico, citaremos como exemplo Infarto Agudo do Miocárdio e suas decorrências na vida da pessoa que o sofreu. Umacoisa é clara e requer atenção: é delicado, complicado e psicologicamente assustador. Por que? Simples. Além de estar lidando com a vida em si do paciente, também está em jogo a moral, o emocional, o ‘‘ser’’, é tudo e nada ao mesmo tempo.
Digamos que a UTI não só reflete um pânico tanto médico como paciente, mas reflete uma intensidade emocional absoluta surgindo uma questão coringa. A morte...
tracking img