Paciente terminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

DANIELA PAULA VICARI

REAÇÃO DOS ENFERMEIROS AO SABER QUE ESTÁ PRESTANDO ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SEM POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS

São Miguel do Oeste 2012

2

DANIELA PAULA VICARI

REAÇÃO DOS ENFERMEIROS AO SABER QUE ESTÁ PRESTANDO ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SEM POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado aocurso de Enfermagem, da Universidade do Oeste de santa Catarina como requisito parcial á obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Orientado pela Prof.ª Eloísa Zanella.

São Miguel do Oeste 2012

3

DANIELA PAULA VICARI

REAÇÃO DOS ENFERMEIROS AO SABER QUE ESTÁ PRESTANDO ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SEM POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso deEnfermagem, da Universidade do Oeste de santa Catarina como requisito parcial á obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Aprovada em _______ / _________/ __________

BANCA EXAMINADORA

______________________________________ CARMELITA SCHNEIDER UNIVERSIDADE OESTE DE SANTA CATARINA

_______________________________________ EDUARDO OTTOBELLI CHIELLE UNIVERSIDADE OESTE DE SANTA CATARINA________________________________________ ELOISA ZANELLA UNIVERSIDADE OESTE DE SANTA CATARINA

4

Rezo a Deus não pedindo cargas mais leves, e sim ombros mais fortes. E tenho repetido que no que depender de mim, me recuso a ser infeliz. As coisas vão dar certo. Vai ter amor, vai ter Fé, vai ter paz – se não tiver a gente inventa! “Caio Fernando Abreu”

5

Á toda minha família, ao meunamorado e em especial meus pais Sauro e Neide Vicari, pelo amor e compreensão durante essa longa caminhada.

6

AGRADECIMENTOS

Á DEUS, por estar sempre presente.

À Professora Eloisa Zanella, meus sinceros agradecimentos, pela forma sempre solícita e firme demonstrada na orientação e elaboração deste trabalho, além do estímulo motivador, do carinho e da confiança expressada nesses meses deconvivência.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem Ana Moser, pela amizade e constante motivação para a realização deste trabalho.

Aos Professores do Curso de Enfermagem sempre preocupados em possibilitar oportunidades de construção do conhecimento a todos os alunos.

Aos colegas de sala de aula, pelo estímulo e pelas contribuições importantes para que pudéssemos delinear com mais entusiasmoesta caminhada.

Muito obrigada.

7

RESUMO

O trabalho com pacientes terminais está se configurando, como uma área em que os profissionais dos hospitais, podem desenvolver uma atividade muito importante, dentro de uma linha de valorização do ser humano e da pessoa que está acometida de uma doença grave. A terminalidade relaciona-se aos momentos finais, quando o tratamento apenas visa oalívio de sintomas, e a preservação da vida sem a possível cura. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital de São Miguel do Oeste-SC, com o objetivo de conhecer qual a reação dos Enfermeiros (as) ao saberem que estão prestando assistência a um paciente que está fora de possibilidades terapêuticas no contexto Unidade de Terapia Intensiva eUnidade de Internação. Os dados foram coletados através de um questionário previamente elaborado, sendo um total de 11 questões de forma aberta e fechada, onde os mesmos responderam conforme suas reações, percepções e sentimentos em relação ao paciente terminal. Os resultados obtidos através da pesquisa evidenciam que os Enfermeiros que lidam com pacientes terminais se envolvem emocionalmente com osmesmos apesar de que a maioria não teve um preparo adequado na graduação onde tiveram o primeiro contato já no ambiente de trabalho do qual se sentem angustiados por não poder fazer mais nada por esse paciente, onde relata a importância e necessidade em se ter um preparo para lidar com os mesmos. Assim deveria haver um melhor preparo nos cursos de Graduação, para que assim os enfermeiros saíssem do...
tracking img