Pa - o estudo dos fundamentos da educação e sua influência na relação entre comunidade e escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA















O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADECURITIBA
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA






O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA










CURITIBA
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA.........................................................4
2.1. FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO...........................................4
2.2. FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.......................6
2.3. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DAEDUCAÇÃO..............................................8
2.4. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE...........................................................................................................10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................12REFERÊNCIAS..........................................................................................................13












1 INTRODUÇÃO

Esta Produção de Aprendizagem abordará características expressivas associadas às aulas de Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Sócio-Antropológicos da Educação, assim como considerações pertinentes às aulas de Pesquisa e Prática Profissional e sua Relação Escola/Comunidade.
O objetivo desteestudo é promover a reflexão dos conteúdos apresentados na UTA - Fundamentos da Educação, com o intuito de integrá-los, formando um panorama individual de cada disciplina e consolidando o conhecimento adquirido como um todo.
Os ensinamentos aprendidos nesta unidade mostram-se importantes por nos permitir uma pesquisa e um entendimento mais detalhados e aprofundados sobre cada assunto, tornandopossível a análise de cada fundamento e a indispensável relação entre a comunidade e a escola.
A metodologia adotada para a elaboração desta Produção de Aprendizagem foi a leitura do material didático disponibilizado pela Faculdade Internacional de Curitiba, acompanhada da revisão bibliográfica e o debate dos textos, relacionando o conhecimento com a reflexão dos livros.
As disciplinas cursadasdurante esta UTA e que serão discutidas a seguir são: Fundamentos Psicológicos da Educação; Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação; Pesquisa e Prática Profissional – Relação Escola/Comunidade e Fundamentos Filosóficos da Educação.
Abordaremos nesta produção os princípios fundamentais e concepções da Psicologia da Educação e sua contribuição para o processo de desenvolvimento e aprendizagem,uma reflexão sobre a interferência dos Fundamentos Sociológicos na prática docente, algumas contribuições da Sociologia da Educação para o estudo da relação entre família e escola, introdução à Filosofia da Educação, a relação entre o conceito de comunidade e comunidade escolar, entre outras questões aprendidas até aqui.



2 O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃOENTRE COMUNIDADE E ESCOLA.

Esta UTA nos permitiu aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a comunidade e a escola, assim como entender que é preciso analisar os fundamentos como um todo, a fim de promover uma absoluta compreensão da educação a favor do ensino e do aprendizado.
As disciplinas estudadas servem de base para a estrutura do ser humano, em seu meio produtivo, social e...
tracking img