PA_Geraldo Lima

2612 palavras 11 páginas
Reflexões acerca das possibilidades de pesquisa para identificação do público alvo para o designer de moda
Geraldo Lima

Resumo
O desenvolvimento de coleções realizado por um designer de moda, freqüentemente se baseia em inspirações ou tendências da estação e preocupa-se menos que o necessário com o consumidor ou usuário. Elementos estéticos e formais ganham predominância, indiferente da percepção do consumidor em relação ao produto.
Este trabalho procura refletir sobre as possibilidades de realização de projetos em design de moda em que o público venha a ser considerado tendo em vista diferentes meios de informação a seu respeito, para que, dessa maneira, estejam mais próximas as relações entre o consumidor, ou usuário, e produto.
Para além dos requisitos básicos das pesquisas de mercado, este estudo propõe pensar a respeito de possibilidades de interferências socioculturais que determinem diferenças na identificação do perfil dos consumidores, em detrimento de apresentarem características comuns.
Palavras chave: design de moda, público alvo, fatores socioculturais.

Geraldo Lima é designer de moda com formação em Desenho Industrial pela
Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, com Pós-Graduação Latu sensu em Moda e Cultura e mestrando em Design, inscrito no Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Pesquisa em Design, ambos pela
Universidade Anhembi Morumbi. Data de conclusão do mestrado: Março/2007.

1

Introdução
Grife lança nova marca para público jovem: estréia será em junho na SPFW
(Folha de São Paulo, Ilustrada, Última Moda em 11/05/2007)

A busca pela identificação de um público alvo para o designer de moda incorre, algumas vezes em erro, pela falta de dados pormenorizados que o representem. Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, caderno
Ilustrada, coluna Última Moda (11/05/2007) lê-se a seguinte declaração:
Para Rita, a 2nd Floor vai atender aos desejos do público jovem na casa dos 20

Relacionados