A Linha da Frente foi a primeira forma de Coordenação e Integração Regional formalmente reconhecida dos países da África Austral e visava a Mobilização e Cooperação de esforços para fortalecer osMovimentos de Libertação Nacional que lutavam contra a opressão colonial na regão.

Por iniciativa dos presidentes, Agostinho Neto - Angola, Samôra Marchel - Moçambique, Seretse Khana - Botswana,Julius Nierere - Tanzânia e Kenneth Kaunda - Zâmbia, foi criada a LINHA DA FRENTE, em Abril de 1977.

Os países da Linha da Frente, uniram esforços no sentido de travar as acções de desestabilizaçãomilitar, desencadeadas pelo regime do Apartheid da África do Sul contra os países independentes da região.

A Linha da Frente, tinha por objectivo a libertação total dos povos e territórios oprimidos esob dominação política, económica e social na África Austral.

A independência do Zimbabwe foi sem dúvidas uma victória do movimento da Linha da Frente:

Solidificada a organização, os estadosindependentes da região sentiram a necessidade de se engajarem no seu desenvolvimento socio-económico, com vista à irradicação da pobreza dos países e povos da região. Foi assim que, resolveram criar à1 de Abril de 1980 em Lusaka a Conferência para a Cooperação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC), cujo objectivo era tornar a região forte economicamente e livre da dependência economica quealguns países tinham da África do Sul.

Na Cimeira de 17 de Agosto de 1992 em Windhoek, os chefes de estado e de governo da região, livre do colonialismo, não obstante a guerra civil, que ainda sefazia sentir em alguns países da região (Angola e Moçambique), a Conferência para a Coordenação e Desenvolvimento da África Austral (SADCC) , deu lugar a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral(SADC), com o objectivo de promover a paz, reduzir a pobreza, melhorar o nivel de vida na região, fomento da cooperação nas estratégias económicas etc...

CONFLITOS NA ÁFRICA AUSTRAL DE 1975 A... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). Países da Linha da Frente. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pa%C3%ADses-Da-Linha-Da-Frente/39347404.html

MLA

"Países da Linha da Frente" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pa%C3%ADses-Da-Linha-Da-Frente/39347404.html>.

MLA 7

"Países da Linha da Frente." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pa%C3%ADses-Da-Linha-Da-Frente/39347404.html>.

CHICAGO

"Países da Linha da Frente." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pa%C3%ADses-Da-Linha-Da-Frente/39347404.html.