P2 de OTN CEFET

5230 palavras 21 páginas
I-A sociedade brasileira. .O Brasil no mundo. O que somos? Pontos positivos? Negativos? futuro? .Organização da sociedade brasileira. .A constituição. .Os poderes: Executivo, Legislativo e o jurídico. Esferas:Federal, estadual e municipal. .Órgãos: Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Contas, Agencias Públicas. .Princípios Históricos do Trabalhador no Brasil; escravidão, coronelismo, aposentadoria...

O Brasil no Mundo

IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx

No mundo: 85 em 186 em 2012 – na média – medíocre.

http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDH-Global-2012.aspx

Renda per Capita - A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão da Renda Nacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renda_per_capita

No mundo: 54 em 181 em 2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita

Concentração de renda é o processo pelo qual a renda, proveniente de lucro, de salário, de aluguéis ([1] rent) e quasi-rents [2] - (como os juros oligopolísticos) - e de outros rendimentos, converge para uma mesma empresa, região ou grupo privilegiado de pessoas.

Um dos métodos usados para se medir a concentração de renda é medir quanto o grupo formado pelos 10% mais ricos da população recebe em comparação ao grupo dos 10% mais pobres, conhecido como P90/P10 ou 10% mais ricos a 10% mais pobres. Outros índices muito conhecidos são o Coeficiente de Gini e o Índice de Theil.

Pelo

Relacionados