Pós graduação gestão pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS

PROFESSORA: LENI

PÁGINAS 61 E 62

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro deconflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

R.: Cooperação - Estava como Gestora Municipal do município de Medina-MG, onde organizamos umDia de Ação Global no bairro mais problemático da cidade, neste dia, fizemos um mutirão com funcionários do município, comunidade evangélica e membros da comunidade local. O resultado desta COOPERAÇÃOfoi fantástica, foram confeccionadas Carteiras de Identidade, realizadas consultas médicas e odontológicas, cortes de cabelo, recreação para crianças, palestras educativas e sorteio de cestasbásicas.

Competição – Já em outro momento, realizamos um processo de seleção pública, para contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, neste procedimento, tivemos aCOMPETIÇÃO, já que foram apenas 54 vagas e quase 700 inscritos.

Conflito – Já no âmbito da advocacia privada, estou lidando com cidadãos sem-teto, que estão numa lide para terem o direito à posse dasterras onde construíram suas residências. Este processo vem se arrastando a alguns meses e não temos idéia de quando irá ter fim, tendo em vista que é uma disputa que lida com interesses de poderosos epopulação carente, um eterno CONFLITO.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiandocoletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R.: Não, porque as atividades privadas são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois elascriam estas “políticas” para melhorem a imagem a sua imagem e isto acabavam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de...
tracking img