Pós-estruturalismo-jean françois e jacques lacan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
Introdução
O pós-estruturalismo é uma corrente filosófica que é caracterizada por um pensamento amplo e diverso, e que tem como característica singular a desconstrução de idéias eteorias estruturadas.
O pós-estruturalismo a radicalização e a superação da perspectiva estruturalista observada entre os intelectuais Frances, tanto no campo propriamente filosófica.
O prefixo pós não étodavia interpretado como sinal de contraposição ao estruturalismo. O movimento pós-estruturalista esta intimamente ligado ao pós- modernismo – embora os dois conceitos não seja sinônimos .
Opós- estruturalismo instaura uma teoria da desconstrução na analise literária. A realidade é considerada como uma construção social e subjetiva.

Capitulo 2
Biografia
Jacques-Marie-Emile Lacan,nasceu em Paris, em 13 de abril de 1901, em uma família burguesa de origem provinciana cuja origem é de fabricantes de vinagres de Orléans (os Dessaux), e de sólida tradição católica. Lacan perdeu afé no final dos anos 20 esse foi o clímax de uma verdadeira interrogação.
Seu pai Alfred Lacan (1873-1960) era um homem fraco e trabalhava como representante comercial da empresa de vinagres .Quanto à sua mãe, Émilie Baudry (1876-1948), mais intelectual.
Jacques Lacan formado em medicina, passou da neurologia á psiquiatria, tendo sido aluno de Gatian de Clérambault. Teve contato com ápsicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, afirmando que os pós-freudianos haviam se desviado, propõe um retorno a Freud.

Capitulo 3
Quando? Onde e Porque surgiu essa corrente?
O termopós-estruturalismo surgiu segundo as condições bem particulares. Segundo a historiografia corrente, a gênese deste termo se deu na década de 1970 , na França . Esta corrente surgiu porque esta compreende aeducação como uma instancia que deve favorecer o bem do ser humano de uma forma mais global e transcendental.
O pós-estruturalismo pode ser caracterizado como um modo de pensamento, um estilo...
tracking img