Pílula

Páginas: 14 (3399 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
SUMÁRIO

1. Introdução 6
2. Como é um ciclo menstrual 7
2.1 Como os hormônios funcionam 7
2.2 Ovulação 8
2.3 Depois da ovulação 8
2.4 Quando há fertilização... 8
2.5 Quando não há fertilização... 9
3. Aparelho reprodutor da mulher 10
3.1 Conhecendo os órgãos genitais internos femininos 10
4. O que a pílula anticoncepcional faz com a hipófise 11
5. Bula doanticoncepcional 12
5.1 Contra - indicações Yasmim: 12
5.2 Contra indicação Diane 14
5.3 Reações adversas 14
6. Quais as conseqüências do uso da pílula em nosso organismo 15
6.1 Desvantagens da pílula anticoncepcional 15
6.2 Efeitos diversos 15
6.3 Conclusões Práticas 17
7. Conclusão 18
8. Bibliografia 19
1 . Introdução

A ideia de escrever sobre a pílula surgiu em razão dacuriosidade de saber o que ela faz em nosso corpo.
Para entendermos o que a pílula faz em nosso corpo precisamos saber como funciona o nosso ciclo menstrual. Os hormônios que atuam para que aconteça o ciclo menstrual e uma possível gravidez.
A etapa da anticoncepção moderna iniciou-se na cidade do México em 1981, quando foi sintetizado o primeiro anticoncepcional hormonal para regulara fertilidade da mulher sendo comercializada na década de 1960 nos Estados Unidos. Veio com conceito de libertação para as mulheres e entusiasmo pelos médicos e pela população achava-se o melhor método e muito eficaz. A pílula surgiu para regular a fecundidade da mulher, surgiu para tratamentos. Aproximadamente 2 anos começaram a surgir os efeitos colaterais.
A pílula é composta porhormônios sintéticos estrógeno e progestógeno. Progestóno é uma substância parecida com o hormônio progesterona que é produzido naturalmente pelos ovários. Estas substâncias inibe a ovulação e aumenta a dificuldade de penetração dos espermatozóides. Os hormônios são as grandes desvantagens das pílulas. A quantidade (dosagem) de estrógeno e progestógeno vária de acordo com cada marca de pílula.
Apílula se desenvolve mais continua com o mesmo padrão do que era a 40 anos atrás. Hoje está mais segura e com menos hormônios, no entanto os efeitos colaterais não sumiram. Com a utilização da pílula pode provocar aumento da pressão arterial, assim como potencializar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pelo efeito coagulador decorrente do estrogênio.

2 . Como é um ciclo menstrualUm ciclo menstrual normal costuma durar 28 dias, contando desde o primeiro dia da menstruação até o início da menstruação seguinte. Há mulheres que têm ciclos bem mais curtos, com até 23 dias, e outras possuem ciclos mais compridos, de até 35 dias.

2.1 Como os hormônios funcionam

Seu ciclo menstrual é controlado por uma série de hormônios produzidos por partes diferentes docorpo:
• Hormônio liberador de gonadotropina (produzido pelo hipotálamo, que fica no cérebro)
• Hormônio folículo-estimulante (produzido pela hipófise, uma glândula que também fica no cérebro)
• Hormônio luteinizante (também produzido pela hipófise)
• Estrogênio (produzido pelos ovários)
• Progesterona (também produzida pelos ovários)

O processo começa no cérebro. Existe uma glândulachamada hipófise que fica localizado no centro do cérebro que é do tamanho de uma ervilha, pesando 0,5 a 1 grama. A hipófise é uma glândula que produz numeroso e importantes hormônios e regula a atividade gonoide através da produção de LH (Hormônio Luteinizante) e FSH (Hormônio Folículo Estimulante). A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções doorganismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas. A hipófise determina a produção ali do hormônio folículo-estimulante (FSH). O FSH entra na corrente sanguínea e chega até os ovários (que tem uma forma oval semelhante a uma amêndoa)., estimulando o amadurecimento dos óvulos. Entre 15 e 20 "sacos", chamados folículos (que é do tamanho de um pingo i), contendo óvulos começam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilula
  • A era da Pilula
  • Pílulas
  • Pilula
  • Pílula anticoncepcional
  • Pilula Anticoncepcional
  • as mães da pilula
  • Kit pílulas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!